Início » Celular » Macs com Apple M1 ganham suporte inicial a jailbreak do Checkra1n

Macs com Apple M1 ganham suporte inicial a jailbreak do Checkra1n

Checkra1n 0.12.3 beta traz também compatibilidade com jailbreak no iOS 14.5; ferramenta não funciona em iPhones recentes

Emerson Alecrim Por

A ferramenta para jailbreak Checkra1n acaba de ganhar uma atualização que, além de suportar o recém-lançado iOS 14.5, permite que o procedimento seja realizado a partir de Macs equipados com chip Apple M1. Mas há ressalvas: nestes modelos, o suporte é inicial, razão pela qual chega com restrições importantes.

iPhone X (imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

iPhone X (imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

O Checkra1n 0.12.3 beta surge cinco meses depois do lançamento da versão anterior. Note que a ferramenta continua em fase beta e, por isso, os desenvolvedores alertam que o usuário não deve realizar o jailbreak em seu dispositivo Apple principal.

Para os que desejam seguir com o procedimento, os desenvolvedores informam que a nova versão traz, entre outras novidades, correções de bugs e suporte a dispositivos que já foram atualizados para o iOS 14.5.

No entanto, o procedimento só pode ser realizado em unidades que contam com chips do A7 ao A11. Isso significa que o Checkra1n 0.12.3 beta é compatível com modelos entre o iPhone 5s e o iPhone X, por exemplo. A ferramenta não funciona com os iPhones XS e XR, bem como com os modelos lançados posteriormente.

Como já dito, o suporte a partir de Macs com M1 (Apple Silicon) é um dos atrativos da nova versão da ferramenta, mas com restrições. Os desenvolvedores alertam que, se o procedimento for tentado com dispositivos da lista a seguir, eles travarão e reiniciarão quando o Checkm8 (o exploit que permite o jailbreak) for executado a partir de uma porta USB-C:

  • iPhone 5s, 7 e 7 Plus
  • iPad de 6ª e 7ª geração
  • iPad Air 1
  • iPad Mini 2 e 3
  • iPad Pro de 1ª e 2ª geração
  • iPod Touch 7
  • Apple TV 4K

A desconexão e reconexão manual do cabo pode resolver o problema. O Checkra1n dará instruções para isso, se necessário. A restrição não se manifestará se o procedimento for executado a partir da porta USB-A (convencional) de um Mac Mini com M1 ou com Macs equipados com processador Intel.

Valer destacar que, mesmo com todos os cuidados, jailbreak é um procedimento arriscado e não reconhecido pela Apple. Se quiser usar o Checkra1n (ou qualquer ferramenta do tipo), o faça por sua conta e risco.

Além de Mac, o Checkra1n tem versões para Linux.

Com informações: MacMagazine.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando