Início » Antivírus e Segurança » O que é segurança da informação?

O que é segurança da informação?

Avatar Por

Como você se protege?

Milhões de bits e bytes de informação circulam na internet diariamente. Nunca na história tivemos uma ferramenta tão democrática na hora de publicar e de consumir conteúdo. Mas tudo tem seu limite, e talvez seja o momento de repensar aquilo que você envia para a grande rede. Você já refletiu sobre a quantidade de informações a seu respeito que estão disponíveis por aí, a partir de um simples “Buscar” no Google?

A segurança da informação é aquele conceito por trás da defesa dos dados, detalhes e afins para assegurar que eles estejam acessíveis somente aos seus responsáveis de direito, ou as pessoas às quais foram enviados. Por exemplo, imagine uma grande corporação multinacional, com projetos em várias frentes e participando de várias concorrências governamentais. É natural e saudável que esses dados sejam sigilosos, mas sempre existe o risco de uma ou outra informação vazar. Quando isso acontece, a perda pode ser irreparável.

E essas informações que, de uma forma ou de outra, vão parar nas mãos erradas, raramente chegam a esse destino indesejado sem a intervenção de um usuário final. Nem todo mundo percebe, mas um simples “encaminhar” no cliente de e-mail para a pessoa errada pode culminar no envio de dados restritos que possivelmente serão usados contra essa pessoa ou empresa. Nunca se sabe onde eles vão chegar, não é mesmo?

Em uma empresa, a segurança da informação nada mais é do que as políticas, processos e métodos que devem ser empregados para que a circulação de dados e informações seja segura e controlada, evitando que pessoas indesejadas façam uso ou ao menos tenham acesso a essas informações.

Ter um departamento de TI, a tal Tecnologia da Informação, preparado para dar conta da segurança da informação é fundamental nos dia de hoje. Já existem ferramentas variadas que permitem evitar maiores problemas e garantir a integridade e a confidencialidade da informação, o que em última instância é o desejo primeiro das empresas. A informação só estará segura quando usuários e profissionais de TI agirem em consonância, colocando em prática as melhores maneiras para evitar riscos futuros.

Acima de tudo, segurança da informação diz respeito a como as pessoas usam as informações que chegam até elas. E não há dúvida quanto a isso: seja um e-mail particular ou um relatório sobre uma grande venda, nada pode escapar do ecossistema de proteção criado para aquela pessoa. Portanto, é bom ficar de olho.

Imagem: Think Geek.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
Segurança da informação é algo que tem se tornado prioridade das empresas, existem setores dedicados a essas tarefas. Uma coisa que fico pensando é, pode ser possível enviar um requisição para retirar seu nome dos resultados de busca do Google?
Marcell Almeida
Parabéns ao Tecnoblog por fechar mais uma parceria. Cada vez crescendo mais :)
Lucas Braga
E é isso que mantém o site ativo, cara.
Bruno Gall
Exato, se tiver pessoas fofoqueiras ao redor então, nossa, isso vai ser bom demais, ainda mais a sogra '666'
Bruno Gall
Prepara o caixão, Mobilon vai na sua casa com 2 rifles
Thássius Veloso
Bem por aí, Breno! E o melhor é que a gente continua fazendo aquilo que gosta, e aquilo que os leitores também gostam. :)
Breno Brito
É só pensar no ciclo pro pessoal aceitar as publicidades e patrocinios numa boa: TB gera notícia... que esta gera leitores... que esta gera publicidade e esta, por sua vez... gera deu a louca TB... que gera nóticia... (go to line 2)
Breno Brito
Talvez esta seja a ideia.
Breno Brito
E nada de deu a louca...
Breno Brito
Eu não vejo 3M e nem Globo no meu Google Reader. Como faço pra contar isto pros pratrocinadores? Ou é nessa hora que eu deveria estar calado? =X Oops!
Breno Brito
Oba, TB ganhou mais paitrocinio =) Então vai uma dica de segurança aí: Preste muita atenção, esta é a mais básica, bem fundamental, muito prática e a que as pessoas mais furam na internet, só que tem um porém, é difícil respeitá-la por aqui: "Nunca converse com estranhos!"
Raph4
tua visita vai embora antes que você abra a porta haha
Raph4
Show e parabéns por mais esta parceria :)
Bruno Gall
^^, eu gostei dessa do labirinto, vou usar isso aqui O.O
Guilherme
O que tem de "vazam imagens do novo blablabla" no meio automobilístico, é fora de sério. Se bem que eu começo a achar que se trata de mkt puro na maioria dos casos, mas se for verdade, o esse tipo de serviço veio em boa hora.
Pedro Cardoso
Está reclamando, paga as contas dos caras. Bom, aposto que você não paga nem mesmo as suas. Galera consome material de qualidade, de graça e ainda reclama.
Guilherme
Bom, blogs não se auto-mantém sem publicidade, é ela que os move e quase certeza que é essa publicidade que está permitindo você à ler o blog agora. Como disse o amigo acima, o conteúdo continua sendo de qualidade.
kylefurtado
Difícil é não ver, a TAG quase pisca.
Welty
O conteúdo continuando bom é o que importa, afinal, sem publicidade os caras passam fome. =P
Thiago Mobilon
A publicidade da 3M só aparece no canal da 3M. :-)
Random
3M? Mais uma publicidade? Agora são 3. Globo, a do topo, e essa da 3M. Tá ficando cheio demais...
Breno Luiz
Muito legal...
Thássius Veloso
E isso é só o começo. =)
@Swdezerbelles
Que bacana.. ótima iniciativa.
Thiago Mobilon
É um canal patrocinado que estamos lançando hoje em parceria com a 3M e irá trazer dicas de segurança. :-)
@AntonioVeras
Uma biblioteca fechada à 7 chaves?
Turdin
Tem o Menu lá em cima também... E do lado da logo...
Rafael
Caramba como você parou pra prestar atenção nessa tag?
Victor Boaretto
3M?