Início » Aplicativos e Software » Microsoft Edge se integra a Microsoft Office Online no Windows 10 e macOS

Microsoft Edge se integra a Microsoft Office Online no Windows 10 e macOS

O Microsoft Edge também começou a testar um recurso do Chrome: o envio de abas para outros dispositivos para o mesmo browser

André Fogaça Por

A Microsoft começou a liberar a primeira fase beta da versão 92 do Edge, com algumas novidades importantes para quem escolhe o browser da gigante do software. A maior delas é a integração do app com documentos do Office, para que o usuário abra esses arquivos diretamente na tela do navegador, mais ou menos da mesma forma como é possível abrir um PDF.

Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

Se você não tem o Office instalado, a Microsoft permite que um arquivo para ele seja aberto na versão web do pacote de produtividade e assim entregando basicamente todas as principais funções de cada aplicação. A partir da versão 92.0.873.0 do navegador Edge, o programa utiliza essa ferramenta virtual para abrir documentos sem sair do browser, em uma experiência semelhante ao que já é possível fazer com PDFs.

Por enquanto a função para documentos do Office está disponível apenas na versão beta do Microsoft Edge, desde que o usuário habilite o recurso nos ajustes internos para o navegador, dentro da divisão para configurações sobre downloads. Mesmo disponível para Windows, macOS e Linux, apenas os PCs e computadores com sistema operacional da Apple receberam a novidade neste período de testes iniciais.

Microsoft Edge abre documentos do Office (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Microsoft Edge abre documentos do Office (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Microsoft Edge envia abas para outros PCs e Androids

Junto com a possibilidade de abrir documentos do Office dentro do navegador, o Edge também está testando o envio de abas para um smartphone ou tablet Android. Este recurso já é conhecido pelos usuários do Chrome e ele funciona mais ou menos da mesma forma, permitindo até mesmo o compartilhamento para outros computadores com o mesmo browser.

Se você ainda não conhece o recurso, basta entrar em qualquer site da web e depois clicar com o botão direito do mouse em sua aba, para ver a opção “Enviar para seus dispositivos”. Também é possível fazer a mesma coisa (com o botão esquerdo) na barra de endereços, em um ícone chamado “Enviar esta página”. Em ambos os casos, uma janela aparece com a lista de todos os gadgets com o Edge logado em sua conta da Microsoft – ou do Google, se você tentar a mesma coisa no Chrome.

O dispositivo destinatário, seja um smartphone ou tablet rodando o Android, ou então um computador com o Edge instalado, receberá o link com ajuda de uma notificação. Basta tocar ou clicar nela para que o endereço da web seja aberto.

Fechando a lista de novidades desta versão de testes, a partir dela o Edge estará mais integrado com a busca universal do Windows 10. Com a união ainda mais forte, uma pesquisa feita dentro do menu Iniciar poderá exibir resultados como o histórico de navegação, abas recentes e listar os favoritos salvos.

Assim como abrir documentos do Office dentro do Edge exige a ativação do recurso no menu de ajustes internos, exibir mais conteúdo do navegador na busca do Windows 10 também precisa de ação do usuário para funcionar corretamente.

Este detalhe para as duas novidades vale para o momento de testes e ainda não existe previsão para a Microsoft lançar todos os novos recursos para a versão estável do Edge. De qualquer forma, este é um movimento importante para a gigante do software continuar entregando recursos para tornar seu navegador ainda mais atraente, junto de mais ferramentas já conhecidas para o público do Chrome.

Com informações: Microsoft, XDA-Developers e Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando