Disney revela sabre de luz real para aventura Star Wars em resort

Sabre de luz real e oficial de Star Wars é criado pela Disney; acessório será usado em parque da empresa em 2022

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Disney cria sabre de luz real e oficial (Imagem: Divulgação/Disney)
Disney cria sabre de luz real e oficial (Imagem: Divulgação/Disney)

A Disney revelou a criação de um sabre de luz realista. O artefato é usado como arma de duelos na saga Star Wars e a revelação foi neste dia 4 de maio, conhecido por ser o “Star Wars Day”. O sabre será usado no Star Wars: Galactic Starcruiser, um hotel de luxo da série a ser inaugurado em 2022, em um dos resorts da Disney.

Criado pela Walt Disney Imagineering Research and Development, o item não deve ser vendido ou dado aos visitantes, ao menos não em um primeiro momento. Nos parques oficiais de Star Wars já era possível comprar um sabre de luz, mas ele não tinha lâmina realista retrátil e sim uma fixa, que acendia ou apagava.

Agora, pelo vídeo divulgado, parece que este novo sabre de fato funciona como nos filmes, ou seja: o cabo fica vazio enquanto desligado e a lâmina se expande quando acionado.

Veja a pequena prévia divulgada pela Disney, em vídeo:

Como é possível notar, o sabre é apresentado por uma “cosplayer oficial” de Rey, uma das personagens da saga, então é bem provável que ele seja usado para apresentações teatrais ou interação com visitantes.

Como funciona o sabre de luz real de Star Wars?

A Disney não divulgou detalhes oficiais sobre como o sabre de luz real funciona, mas em abril tivemos uma prévia da tecnologia por trás da novidade.

Josh D’Amaro, diretor dos parques Disney, realizou uma apresentação para divulgar novidades sobre atrações dos resorts e demonstrou, ao fim, a existência do sabre de luz real. A apresentação online foi privada e não foi divulgada posteriormente ao público – nem mesmo fotos ou vídeos foram capturados pelos jornalistas presentes. Mas tivemos alguns relatos!

Uma patente de 2018, registrada pela Disney, já nos dava uma prévia do que seria o sabre de luz real. Cheias de termos técnicos, a patente teve a explicação simplificada por Ben Ridout, desenvolvedor de Realidade Virtual.

Basicamente, o tal sabre de luz real funciona com duas fitas retráteis, anexadas internamente ao cabo. Estas fitas formam o “tubo” do sabre e, quando ativadas, se expandem e ganham iluminação interna. Pensem algo como duas trenas de medição paralelas, que se unem para criar o tubo. É basicamente isso.

Ridout publicou um vídeo com renderização 3D, demonstrando de forma prática, veja a seguir:

Simples o suficiente, a tecnologia parece funcionar melhor do que o esperado, se o vídeo da Disney não tiver muita edição para dar um ar mais cinematográfico ao brinquedo. Agora resta aguardar para saber se isso será vendido ao público de alguma forma ou se é rígido o suficiente para encenações de batalhas.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados