No Dia de Star Wars, filme vira tema de 800 NFTs colecionáveis

Nova plataforma de NFTs StarColl oferece mais de 800 tokens que representam colecionáveis físicos limitados de Star Wars

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 6 meses
Capacete do personagem Darth Vader, representado como NFT pela StarColl (Imagem: Divulgação/StarColl)
Capacete do personagem Darth Vader, representado como NFT pela StarColl (Imagem: Divulgação/StarColl)

Uma nova plataforma de negociação de NFTs chamada StarColl está lançando uma coleção de tokens não fungíveis temática da famosa série Star Wars. São mais 800 edições limitadas de colecionáveis físicos representados como ativos digitais. Esse lançamento ocorre nesta terça-feira, 4 de maio, na data comemorativa informal chamada de “May the Fourth be with you”, ou “Star Wars Day”, celebrada pelos fãs dos filmes.

Cada NFT representa um produto original físico e que veio de uma das maiores coleções particulares de Star Wars do mundo. A plataforma StarColl foi criada exclusivamente para essa finalidade. Mesmo sendo anunciada hoje, o marketplace de colecionáveis raros em blockchain ainda se encontra em período de acesso antecipado.

Inicialmente, a coleção de NFTs conta com um pouco mais de 800 produtos. A tecnologia blockchain entra como uma garantia de autenticidade, segurança e posse to item virtual em questão, aplicada para levar a exclusividade prezada por colecionadores ao máximo. A compra do token é registrada em rede e as informações de seu dono serão vinculadas ao objeto físico e sua representação digital.

NFTs não vem com direito de posse do item físico

Os itens colecionáveis permanecerão no acervo do StarColl, que realiza exposições físicas no mundo todo. Donos dos NFTs terão acesso vitalício aos eventos, mas não levarão o objeto para casa. Os tokens entram mais como um certificado que garante ao dono ter seu nome vinculado ao objeto de colecionador, divulgado junto à peça durante as exposições itinerantes e permanecendo público no blockchain. Claro, os compradores também podem permanecer anônimos se assim desejarem.

Entre os colecionáveis estão diversos objetos originais usados nas gravações dos filmes da série Star Wars e muitos outros itens limitados oficiais, como uma estátua do caçador de recompensas Boba Fett de mais de 2 metros de altura. Os preços variam entre milhares e dezenas de milhares de dólares.

Blockchain com segurança quântica

O StarColl é um projeto lançado pela QANPlatform. Os NFTs existirão no blockchain QAN, que protege metadados e informações de propriedade com criptografia resistente a computadores quânticos. Johann Polecsak, CTO da QANPlatform, acredita que a segurança NFT está atualmente negligenciada.

“Ninguém fala sobre questões de segurança cibernética e pontos problemáticos por trás do ecossistema NFT. Arquivos-fonte de NFTs vendidos por milhares de dólares podem ser facilmente transformados em memes por hackers”, disse ele em comunicado à imprensa. “StarColl NFTs serão protegidos pelo blockchain QAN resistente a computadores quânticos, onde metadados e informações de propriedade são armazenados.“

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados