Início » Aplicativos e Software » Microsoft Edge para Linux ganha primeira versão beta

Microsoft Edge para Linux ganha primeira versão beta

Usuários com um computador rodando Linux pelo Ubuntu, Debian, Fedora ou openSUSE podem baixar o Microsoft Edge do canal Beta

André FogaçaPor

A Microsoft disponibilizou a primeira versão de testes abertos para o navegador Edge que roda em sistemas operacionais baseados em Linux. A promessa da gigante do software é de liberar o browser no canal estável já em algum momento do final deste ano, para qualquer usuário e isso inclui até mesmo quem está em um Chromebook.

Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

Microsoft Edge (Imagem: reprodução)

Se você considerar todos os quatro canais de lançamento para o Edge (Canary, Dev, Beta e Estável), os mesmos utilizados pelo Google Chrome, saberá que já existe uma versão beta voltada aos desenvolvedores para este navegador desde o final do ano passado. A novidade desta vez é que o download do browser da gigante do software foi liberado para todos pela primeira vez, mesmo que avançando apenas uma casa nos testes.

A versão do Edge liberada para o canal Beta é a 91, a mesma que está prestes a chegar ao canal estável para Windows e computadores com sistema operacional da Apple, o macOS. Nela o usuário pode encontrar praticamente todos os recursos disponibilizados para outras plataformas, como selecionar a aba quando a opção de salvar a página em PDF for escolhida pela pessoa.

Outras duas novidades presentes nesta versão de testes para usuários do Linux incluem a capacidade de utilizar uma API para reconhecimento de voz em sites como o Google, junto da possibilidade de escolher mais cores para o tema do próprio navegador Microsoft Edge.

Vale lembrar que nem todos os recursos estão disponíveis por igual em todas as plataformas, como é o caso da sincronia de dados entre os PCs e smartphones, que chegou só recentemente para quem escolheu o Edge para ser seu browser no Linux – mesmo que ainda em testes bem iniciais.

Por mais que o movimento do Edge para o canal Beta seja importante, ele ainda faz o navegador não aparecer no Estável, que é quando o aplicativo fica disponível para o usuário final e já fora de qualquer teste. A gigante do software não disse quando o Linux receberá este browser por definitivo.

O calendário oficial de lançamentos para o canal estável do Microsoft Edge mostra que o navegador em sua versão 91 chegará em algum momento dentro da semana que existe no entorno do dia 27 de maio. A promessa pode não ser a mesma para o Linux, já que neste sistema operacional o browser passou meses dentro do canal Dev.

De qualquer forma, a Microsoft deve apresentar essa versão estável do navegador até o final deste ano.

Como baixar o Microsoft Edge para Linux

Se você tem estômago para aplicativos ainda em estágio de testes, pois eles chegam com um número elevado de bugs e erros, precisará ter as distribuições Debian, Chrome OS, Ubuntu, Fedora ou openSUSE para rodar o Edge neste momento.

Com informações: XDA-Developers e Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando