Signal diz que Instagram barrou anúncios revelando perfil dos usuários

Signal planejou campanha para alertar usuários do Instagram sobre dados coletados para anúncios na plataforma

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Signal
App Signal (Imagem: Dimitri Karastelev/Unsplash)

O Signal, mensageiro focado em privacidade que ficou popular após polêmicas envolvendo o compartilhamento de dados do WhatsApp, planejou uma ação para alertar usuários do Instagram em relação à quantidade de informação pessoal que é conhecida pela rede social de fotos.

Para isso, o Signal decidiu fazer uma série de anúncios no Instagram que poderiam revelar exatamente o perfil de segmentação utilizado. O projeto, porém, teria sido barrado pela plataforma pertencente ao Facebook.

Em uma publicação no seu blog oficial, o Signal afirma que seus anúncios foram barrados por tentarem mostrar ao público como exatamente seus dados são usados pelo Facebook na hora de direcionar publicidade.

As peças continham apenas frases que descreviam a segmentação usada para cada campanha, mostrando o quão precisas elas podem ser – como, por exemplo: “Você está vendo este anúncio porque é um instrutor de pilates recém-casado e apaixonado por desenhos. Este anúncio usou sua localização para saber que você está em La Jolla. Você gosta de blogs sobre paternidade e está pensando em adoção LGBTQ.”

Anúncios elaborados pelo Signal para exibição no Instagram (Imagem: Divulgação/Signal)

Anúncios elaborados pelo Signal para exibição no Instagram (Imagem: Divulgação/Signal)

Além de impedir a exibição dos anúncios, o Facebook teria desativado a conta responsável pela publicidade “indesejada”, o que para o Signal foi encarado como uma tentativa de esconder como os dados dos usuários são tratados.

“O Facebook está mais do que disposto a vender visibilidade na vida das pessoas, a menos que seja para contar às pessoas como seus dados estão sendo usados. Ser transparente sobre como os anúncios usam os dados das pessoas é aparentemente suficiente para serem banidos; no mundo do Facebook, o único uso aceitável é ocultar o que você está fazendo do seu público”, diz o mensageiro.

Sistema de publicidade do Facebook é ameaçado pela Apple

O Signal não é a única empresa que vem levantando considerações sobre o rastreamento de usuários para fins publicitários feito por aplicativos e plataformas de redes sociais. A Apple acaba de lançar o iOS 14.5 com um sistema que exige dos desenvolvedores que seus apps solicitem permissão dos usuários antes de coletarem e compartilharem seus dados com outras empresas.

Desde o anúncio da ferramenta, o tema vem provocando polêmica e foi fortemente criticado pelo Facebook. A rede social chegou a afirmar que o cenário de restrição poderia ser extremamente prejudicial para empresas pequenas, em uma tentativa de reverter a decisão da dona do iPhone.

Com informações: Slash Gear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados