Instagram Stories segue TikTok e converte voz para texto em vídeos

Instagram revela ferramenta que cria legendas automáticas em vídeos do Stories; Reels também receberá o novo recurso em breve

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Aplicativo do Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Instagram anunciou, nesta terça-feira (4), um sticker para tornar o Instagram Stories mais acessível. Trata-se da função de legendas automáticas, que gera um texto a partir do que é dito nos vídeos da plataforma. O recurso, que também chegará em breve ao Reels, está disponível somente em inglês e em países que falem o idioma.

A figurinha conhecida como “Legenda” (em tradução livre) é capaz de converter a voz em texto automaticamente. Mas, diferentemente do TikTok, que possui um recurso similar, o usuário consegue alterar a cor e o estilo do conteúdo. Também é possível corrigir a transcrição, caso exista algum erro nela, antes de publicar o vídeo.

A novidade tende a ajudar pessoas com deficiência auditiva, por exemplo, já que poderão ler na tela o que está sendo dito no vídeo. Outra utilidade ao recurso de legendas automáticas fica pela reprodução dos stories sem precisar ativar o áudio do celular. Segundo o Instagram, a função já estava presente no Threads e IGTV.

Até o momento, não há previsão de lançamento da novidade no Brasil. Mas o Instagram pretende expandir a nova ferramenta no futuro.

Instagram Stories ganha figurinha para criar legendas automáticas (Imagem: Reprodução/Instagram)

Instagram Stories ganha figurinha para criar legendas automáticas (Imagem: Reprodução/Instagram)

Instagram Live ganha opção de desligar vídeo

A rede social ainda anunciou outra novidade na semana passada. É o caso da opção para desligar o vídeo no Instagram Live, que chega à rede social para concorrer com o Clubhouse, plataforma famosa pelas suas conversas em salas de áudio.

A atualização dá mais alternativa aos usuários do serviço. Além de controlar o uso de câmeras, a novidade também dá o poder de silenciar os microfones durante o bate-papo. Segundo os responsáveis pela plataforma, a novidade ajuda a reduzir a pressão dos participantes em ter que parecer ou soar de alguma forma específica.

Com informações: TechCrunch e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados