Início » Celular » Vídeo compara HarmonyOS 2.0 e Android em celular da Huawei

Vídeo compara HarmonyOS 2.0 e Android em celular da Huawei

Celulares da Huawei com HarmonyOS 2.0 e Android com EMUI 11 são colocados lado a lado em vídeo publicado no YouTube

Bruno Gall De Blasi Por

O HarmonyOS 2.0 é o novo sistema operacional da Huawei ainda em desenvolvimento. Mas, enquanto a novidade não chega, um vídeo publicado no YouTube nesta terça-feira (4) mostra as diferenças entre o software e o Android em celulares da marca chinesa. Até o momento, não há previsão de lançamento do sistema.

HarmonyOS é comparado com EMUI 11 em vídeo (Imagem: Reprodução/ CREATOR STUDIO/YouTube)

HarmonyOS é comparado com EMUI 11 em vídeo (Imagem: Reprodução/ CREATOR STUDIO/YouTube)

O vídeo foi publicado no canal conhecido como CREATOR STUDIO. Em menos de um minuto, as imagens mostram dois celulares da Huawei lado a lado. O dispositivo da esquerda traz o Android (EMUI 11) enquanto o aparelho da direta está com o HarmonyOS 2.0 (Developer Beta 3) instalado.

De cara, é possível notar algumas semelhanças entre a interface EMUI 11, encontrada nos smartphones com Android da marca, e o novo sistema. Na tela inicial, por exemplo, a maior diferença é encontrada nos ícones dos aplicativos. A disposição dos indicadores de bateria, hora e afins, no entanto, é parecida.

O telefone com EMUI 11 aparenta ser mais rápido ao executar os aplicativos. Mas, conforme observado pelo GSMArena, o fato de o smartphone com o HarmonyOS 2.0 trazer uma versão experimental do sistema pode pesar no quesito desempenho. O outro celular, por outro lado, traz uma versão uma versão estável do Android.

Mesmo que esteja em desenvolvimento, o novo software da Huawei consegue rodar os aplicativos normalmente, conforme relatado pelo vídeo. Em uma parte da demonstração, ainda é possível notar o início de um jogo nos dois smartphones. A multitarefa do sistema também aparenta ser funcional.

Huawei prepara HarmonyOS 2.0 para celulares

Em dezembro de 2020, a Huawei apresentou o beta do HarmonyOS 2.0. O anúncio dá a largada aos testes do sistema operacional em celulares da empresa com Android. A versão experimental chegou poucos meses após a empresa prometer o lançamento de smartphones com software em 2021.

Outras informações sobre o sistema também vieram a público nos últimos meses. Em setembro de 2020, por exemplo, a fabricante afirmou que os usuários poderiam trocar o Android com EMUI 11 pelo HarmonyOS no futuro. Mas os detalhes sobre a migração não foram revelados.

No fim do ano, desenvolvedores que tiveram acesso aos testes da novidade descobriram que o HarmonyOS 2.0 pode ser, na verdade, baseado no Android. As evidências partiram de elementos como a execução de um aplicativo “Hello World”, que apresentou a mesma erro ao ser executado no novo sistema e no Android.

Com informações: GSMArena

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Uai. Eu tinha certeza que o HarmonyOS 2.0 era baseado no Android… não teria o porque e nem seria produtivo criar um OS novo do nada sendo que o Android é opensource… A única coisa que fará diferença é a falta do Google… :I