Google nega criar nova categoria de backup para Fotos [atualizado]

Celulares da linha Pixel não terão nova opção para guardar fotos grátis e ilimitado no Google Fotos com qualidade reduzida

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Fotos na Play Store (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Fotos na Play Store (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google parecia estar preparando uma nova opção de backup grátis e ilimitado ao Google Fotos. O 9to5Google encontrou indícios no aplicativo de uma categoria “Storage saver” que só iria chegar aos celulares da linha Google Pixel. No entanto, a empresa esclarece que esse não é o caso.

Basicamente, a versão 5.41 do Google Fotos traz menções a uma categoria para guardar as fotos na nuvem chamada “Storage saver” (“Economizador de armazenamento”, em tradução livre). Ao selecioná-la, conforme apontado pelo código, o usuário consegue armazenar os arquivos com “qualidade ligeiramente reduzida” e “resolução reduzida”.

No entanto, o Google explica que “Storage saver” é apenas um novo nome para a opção “Alta qualidade” que já existe no app Fotos; não se trata de uma categoria diferente.

Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Fotos (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Fotos não terá mais backup de fotos ilimitado

Em novembro de 2020, o Google anunciou que irá remover a cópia de segurança ilimitada de imagens e vídeos. A mudança está prevista para entrar em vigor em 1º de junho. A exceção fica apenas para os celulares Pixel, do 1 ao 5, que não serão afetados.

Com a alteração, futuras imagens e vídeos guardados no serviço em alta qualidade passarão a ocupar o armazenamento da conta. Ou seja, assim como na qualidade original, os arquivos submetidos nesta modalidade também contarão no consumo do espaço gratuito de 15 GB. Também é possível expandir a cota ao assinar o Google One, com mensalidades entre R$ 6,99, com 100 GB, e R$ 34,99, com 2 TB.

A decisão também vai atingir futuros smartphones da linha Pixel: a companhia informou que esses modelos serão oferecidos sem o Google Fotos ilimitado. Anteriormente, este era um dos principais atrativos dos telefones da marca. Mas, desde o Pixel 3a e 4, a empresa começou a alterar a estratégia.

Com informações: 9to5Google e Android Police. Atualizado às 20h20.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados