Início » Jogos » Como jogar New Pokémon Snap [Guia para iniciantes]

Como jogar New Pokémon Snap [Guia para iniciantes]

Na dúvida de como fazer os melhores cliques e pontuar mais? Então confira algumas dicas de como jogar New Pokémon Snap

Vivi Werneck Por

New Pokémon Snap chega após mais de 20 anos do primeiro jogo da franquia, lançado para o Nintendo 64. Nesta versão para o Switch há mais monstrinhos para fotografar, recursos de customização, ranking e perfil online. Quer garantir os melhores cliques no jogo? Então dá uma olhada nas dicas de como jogar New Pokémon Snap.

new-pokemon-snap

New Pokémon Snap (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

Como jogar New Pokémon Snap [dicas básicas]

1. Melhore a sensitividade da câmera

Por padrão, os controles de movimento tanto do enquadramento da câmera quanto do ponto de foco (que você usa para identificar os pokémon e outros objetos) estão configurados de forma que levará uma eternidade para girar de um lado para o outro. E agilidade é algo precioso para conseguir um clique inesperado ou seguir um monstrinho.

Vá nas configurações de controle, no menu do jogo, e coloque ambas opções no máximo. Ainda assim não ficará super rápido, mas certamente te ajudará bastante na hora de fotografar, já que não é possível pausar o movimento do seu veículo. Há outras configurações possíveis nos controles também, mas esta talvez seja a mais necessária.

2. Use toda a capacidade da sua câmera

A cada expedição, você terá 72 cliques disponíveis na sua câmera. Entenda isso como a capacidade máxima da memória da sua máquina (por que não usar um cartão de memória? Também não sei). Dito isso, por mais que considere que já fez todas as fotos que queria, continue fotografando!

Às vezes, aquela foto que você não deu muita bola pode ser a que ganhará a melhor pontuação. Vale pontuar que, independentemente se estiver no início ou no meio do percurso, uma vez que seus cliques disponíveis acabarem sua expedição será encerrada também.

Se for a primeira vez no percurso, você poderá observar até o final (mesmo sem poder fazer fotos) e ver todas as oportunidades de cliques incríveis que perdeu porque descarregou o flash num Pikachu fofo logo no início da viagem.

New Pokémon Snap ganha data no Switch (Imagem: Divulgação/Nintendo)

New Pokémon Snap (Imagem: Divulgação/Nintendo)

3. Entenda o sistema de pontuação por estrelas

Sempre que voltar de uma expedição, o professor Mirror irá avaliar todas as fotos que fizer. As suas imagens receberão de 1 a 4 estrelas de acordo com a qualidade da cena. No entanto, a quantidade de estrelas não está relacionada com a qualidade visual da foto (isso veremos logo abaixo), mas sim com as reações dos pokémon na imagem.

Cada pokémon poderá ter comportamentos diferentes, que podem variar a cada expedição e conforme você subir de nível numa região. Se quiser estimular reações diferentes por conta própria, e tentar conseguir mais estrelas na sua avaliação, use os truques que têm à disposição, como: radar, maçã, melodia e orbes illumina. Falei mais sobre isso adiante.

4. Como compor fotos para pontuar mais

Além da classificação por estrelas, como mencionado antes, o professor Mirror também irá avaliar suas fotos seguindo alguns critérios, como: pose, tamanho, direção, enquadramento, outros pokémon e cenário de fundo.

Explicando um pouco melhor cada um deles:

  • Pose: o que o pokémon está fazendo (ou não) em cena. Ele pode estar dormindo, pulando, olhando para a câmera, brincando e etc;
  • Tamanho: refere-se ao tamanho que o pokémon ocupa no enquadramento. Para pontuações melhores, busque por cliques pegando todo o corpo do monstrinhos;
  • Direção: o quanto o pokémon está olhando para a câmera. Talvez aqui esteja um grande desafio da sua foto. É como tentar tirar uma foto do seu cãozinho olhando para a câmera, pode ser super fácil ou uma tarefa de titãs;
  • Enquadramento: o quão centralizado está o alvo dentro da área de captura da imagem;
  • Outros pokémon: você ganha pontos adicionais se fotografar o monstrinho na companhia de outros pokémon. Se eles estiverem interagindo melhor ainda;
  • Cenário de fundo: o quão bonito e harmonioso está o cenário atrás do pokémon que fotografou.

A partir destes critérios, o professor pode te dar as seguintes pontuações finais:

  • Bronze: 0 a 2.999 pontos
  • Prata: 3.000 a 3.499 pontos
  • Ouro: 3.500 a 3.999
  • Diamante: 4.000 pontos ou acima disso
new-pokemon-snap

New Pokémon Snap (Imagem: Vivi Werneck/Tecnoblog)

5. Use (e abuse) dos seus itens e truques

Além de sorte, você também poderá contar com alguns truques para tentar garantir melhores cliques em New Pokémon Snap. Ao longo do jogo, o professor Mirror apresentará ao jogador quatro itens para te ajudar quando sair numa exploração.

Ao usar o scanner, por exemplo, será possível identificar itens escondidos e setores únicos do cenário para interagir. Geralmente, quando algo misterioso estiver por perto, o próprio scanner enviará um sinal te alertando. Os pokémon que estiverem no alcance do radar são destacados e podem ter reações distintas a ele também, o que é uma ótima oportunidade para tirar fotos.

A fluffruit, que se parece com uma maçã, é outro recurso muito bom para instigar os pokémon a terem diversas reações. Na maioria das vezes, eles vão comer as tais frutas, mas em outras ocasiões, arremessar uma fluffruit pode fazer com que eles fujam ou até fiquem bravos. Felizes ou querendo te matar, tudo vale foto!

Mais um item no seu “arsenal” fotográfico são as orbes illumina. Você as desbloqueará conforme avançar nas expedições e ajudar o professor Mirror a investigar esse fenômeno. Como ferramenta de trabalho, arremessar essas orbes num pokémon, além de gerar um efeito luminoso nos monstrinhos, também despertará as mais diferentes reações.

Finalmente, é possível tocar uma suave melodia (que dura em torno de oito segundos) que pode, por exemplo, despertar pokémon sonolentos de forma suave (ao invés de tacar uma maçã neles) ou até mesmo fazer com que alguns comecem a dançar.

Agora é hora de sair em expedição e fotografar pokémon. Boa sorte nos cliques!

Comentários

Envie uma pergunta