Início » Aplicativos e Software » Windows 10 vai enfim trocar ícones que não mudam desde Windows 95 e 98

Windows 10 vai enfim trocar ícones que não mudam desde Windows 95 e 98

Windows 10 Sun Valley (21H2) vai trazer diversas mudanças visuais, inclusive em ícones antigos do sistema operacional

Emerson Alecrim Por

Prevista para o último trimestre de 2021, a atualização Sun Valley (ou 21H2) vai promover mudanças visuais no Windows 10, até em pequenos detalhes: vários ícones do sistema operacional devem receber novas roupagens. Alguns deles foram introduzidos no Windows 95 ou 98 e permanecem os mesmos até hoje.

Você mesmo pode tirar a prova. Clique com o botão direito do mouse sobre uma pasta ou um atalho na Área de Trabalho, por exemplo, e vá em Propriedades. Na aba Personalizado, clique no botão Alterar Ícone. Uma lista de ícones do sistema aparecerá em uma pequena janela (eles são oriundos do arquivo Shell32.dll).

O ícone de hibernação (monitor de tubo com uma lua na tela) é um dos que estão presentes na plataforma desde o Windows 95. Já os ícones de disquete e memória (chip) remetem ao Windows 98 — eles são muito parecidos com os seus equivalentes no Windows 95, com a diferença de trazerem um efeito de degradê.

Novos ícones do Windows 10 à esquerda (imagem: MegaMarian12350/Reddit)

Novos ícones do Windows 10 à esquerda (imagem: MegaMarian12350/Reddit)

No Windows 10 Sun Valley, esses e outros ícones antigos vão finalmente passar por uma atualização. Prévias dessa versão mostram que o mencionado ícone de hibernação, por exemplo, vai ser substituído pelo desenho de um monitor moderno.

Além de dar um aspecto mais agradável ao sistema operacional, os novos ícones do Windows 10 se aproximam dos que já são adotados no Microsoft 365, no Microsoft Launcher e em outros softwares da companhia.

Até ícones que já haviam sido atualizados no Windows 10 vão ser revistos. É o caso dos ícones de pastas, Documentos e tantos outros. Nas prévias, alguns ícones continuam com versões antigas, mas é possível que eles recebam atualização até o Windows 10 Sun Valley ser finalizado.

Windows 10 vai ter menus flutuantes

Outra mudança visual prevista para a próxima grande atualização do Windows 10 é a implementação de menus flutuantes a partir da Barra de Tarefas, que deve incluir até o Menu Iniciar.

Essa característica faz o menu ser exibido com um pequeno espaço entre a sua janela e a Barra de Tarefas. É como se o menu aparecesse na forma de balão quando acionado, uma abordagem bem diferente da atual, que mostra a janela “grudada” à barra.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

undefined (@el_dust)

E o pior é ver que em 2021 o Windows 10 ainda tem ícones para disquete…

imhotep (@imhotep)

A MS dando ênfase demais em ícone, menu flutuante…
Tem nada mais inovador pra mostrar no sistema operacional?

Isso aí é cosmético e não deveria ter esse destaque.

Jorge (@jaxejog724)

Na minha opinião desde o seu lançamento o Windows 10 sofre com uma “crise de identidade”, essa mistura de ícones velhos com ícones novos, painéis de controle no estilo antigo misturado com painéis novos e com funções redundantes.

Entendo que eles estão querendo promover uma mudança gradual, mas tá ficando uma confusão. Você quer mudar as configurações de rede, abre o painel novo, não encontra o que queria, aí precisa procurar o painel antigo.

João M. (@RonDamon)

A equipe de design =/= outras áreas.

Matheus Santos (@Matheus_Santos)

Esses ícones legados ainda estão lá porque programas legados ainda os utilizam. De fato, 2021 e temos o ícone do disquete, mas a gente deve levar em conta que o Windows ainda é concebido com a ideia de retrocompatibilidade.

Sem falar na velha-guarda, a galera de 60 anos e +, que ainda usam computadores e que precisam usar ícones skeumórficos.

A MS ate tentou mudar o design drasticamente, mas a gente sabe que o Windows 8 flopou. O 10 ainda tem quebras horríveis de design, a começar pela barra de tarefas que hoje já roda separado do explorer.EXE, os menus de contexto que em cada lugar tem uma forma…

É, ta uma bagunça mesmo.

imhotep (@imhotep)

O ícone do disquete é datado, mas não vejo como substituí-lo. A não ser com a própria palavra “save”. Vai substituir pelo quê? Nuvem parece q é só pra salvar na nuvem e não localmente. Um ícone de pendrive ou de HD tb são igualmente datados.

São coisas q vão ficando e se não incomodam, ficam mesmo. Eu vejo q o Windows 10 vem pra tentar simplificar as coisas, meio Apple, com ícones mais simples e objetivos.
Mas na prática acaba dando mais trabalho, qd a pessoa quer buscar alguma configuração mais específica, mas de uso rotineiro.

José Eduardo Souza Carrilho Cruz (@Jose_Eduardo)

Tenho a impressão que o Windows são camadas e a MS aplica sempre uma nova por cima pouco alterando as inferiores. O que quero dizer é que você vai acessando, por exemplo a partir da engrenagem (ajustes) ali está modificado, mas a medida que acessa menus internos e as janelas ainda estão ao estilo do Windows 98, como a que a matéria usa para mostrar as mudanças de ícones. Isso cria confusão estética e fica dando a impressão que a atualização é parcial e não contempla tudo.
Como ainda tem liderança entre SO de pc a Microsoft poderia implementar uma jogada mais radical com dois Windows, um clássico para usuários comuns , no básico do básico (para aquela pessoa que quase não muda fonte no word para escrever um texto). E uma versão mais moderna com nova interface completamente refeita de acordo com as próprias mudanças que foram trazidas com Windows 10.
E isso, acredito poderia ser implementado em todas as máquinas de forma completa e não parcial como existe hoje.

Felipe (@fefernoli)

Agora só mais 25 anos até a MS terminar de implementar o Fluent Design (se ela não mudar de ideia até lá).

Gustavo Guerra (@GustavoGuerra)

A verdade é que o Windows 10 é uma reciclagem super prolongada de todos os sistemas operacionais passados, só agora a Microsoft está tentando ajeitar a casa. Enquanto isso ficamos com essa salada misturada bizarra.