Supermercado testa preços decididos por IA para reduzir desperdício

Tecnologia reduz preços de acordo com a data de validade de produtos a fim de evitar desperdício de alimentos em supermercados

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sistema utiliza inteligência artificial para ajustar preços de supermercado (Imagem: Divulgação/Wasteless)
Sistema utiliza inteligência artificial para ajustar preços de supermercado (Imagem: Divulgação/Wasteless)

Uma rede de supermercados vai experimentar um sistema que utiliza inteligência artificial (IA) para ajustar preços automaticamente. Nesta quarta-feira (5), a startup Wasteless anunciou que vai levar a sua tecnologia aos estabelecimentos da Metro para reduzir o desperdício. A ferramenta será testada em lojas selecionadas na Polônia.

A solução aplica um ajuste automático de preços de acordo com a duração do produto. Funciona assim: quanto mais próximo da data de validade, mais barato o item custará. O valor reduzido será revelado ao consumidor no caixa ou em etiquetas posicionadas nas prateleiras. O sistema também avisa quando o estoque estiver acabando.

A ideia é que os consumidores optem pelas opções mais em conta para evitar o descarte e ajudar o meio ambiente. Segundo a startup, a tecnologia já reduziu o desperdício de alimentos em 40%. A Wasteless espera duplicar essa cifra com o refino do sistema, “incluindo o desenvolvimento das capacidades dos motores de IA”.

Supermercado da Polônia testa preços decididos por IA

O projeto será experimentado pela Metro em supermercados da Polônia, onde opera sob a marca Makro. A iniciativa faz parte de uma meta definida pela empresa em 2016, que visa erradicar pela metade o desperdício de alimentos em suas operações até 2025. A companhia possui mais de 600 lojas em todo o mundo.

“Quando se trata de abordar o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar a lucratividade, vemos um alto potencial na tecnologia Wasteless”, disse Veronika Pountcheva, diretora global de responsabilidade corporativa da Metro. “Estamos ansiosos para lançar o teste na Polônia para entender como os clientes, bem como nossas próprias operações se beneficiam”.

Com informações: Engadget e Wasteless (Newsroom)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados