Início » Inteligência Artificial » Supermercado testa preços decididos por IA para reduzir desperdício

Supermercado testa preços decididos por IA para reduzir desperdício

Tecnologia reduz preços de acordo com a data de validade de produtos a fim de evitar desperdício de alimentos em supermercados

Bruno Gall De Blasi Por

Uma rede de supermercados vai experimentar um sistema que utiliza inteligência artificial (IA) para ajustar preços automaticamente. Nesta quarta-feira (5), a startup Wasteless anunciou que vai levar a sua tecnologia aos estabelecimentos da Metro para reduzir o desperdício. A ferramenta será testada em lojas selecionadas na Polônia.

Sistema utiliza inteligência artificial para ajustar preços de supermercado (Imagem: Divulgação/Wasteless)

Sistema utiliza inteligência artificial para ajustar preços de supermercado (Imagem: Divulgação/Wasteless)

A solução aplica um ajuste automático de preços de acordo com a duração do produto. Funciona assim: quanto mais próximo da data de validade, mais barato o item custará. O valor reduzido será revelado ao consumidor no caixa ou em etiquetas posicionadas nas prateleiras. O sistema também avisa quando o estoque estiver acabando.

A ideia é que os consumidores optem pelas opções mais em conta para evitar o descarte e ajudar o meio ambiente. Segundo a startup, a tecnologia já reduziu o desperdício de alimentos em 40%. A Wasteless espera duplicar essa cifra com o refino do sistema, “incluindo o desenvolvimento das capacidades dos motores de IA”.

Supermercado da Polônia testa preços decididos por IA

O projeto será experimentado pela Metro em supermercados da Polônia, onde opera sob a marca Makro. A iniciativa faz parte de uma meta definida pela empresa em 2016, que visa erradicar pela metade o desperdício de alimentos em suas operações até 2025. A companhia possui mais de 600 lojas em todo o mundo.

“Quando se trata de abordar o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, melhorar a lucratividade, vemos um alto potencial na tecnologia Wasteless”, disse Veronika Pountcheva, diretora global de responsabilidade corporativa da Metro. “Estamos ansiosos para lançar o teste na Polônia para entender como os clientes, bem como nossas próprias operações se beneficiam”.

Com informações: Engadget e Wasteless (Newsroom)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Interessante!! Essa é uma area que pode evoluir muito com tecnologia