Quando fui comprar meu iPhone 4 há exatamente um mês, não pensei apenas no custo do aparelho. Levei em consideração os descontos que as operadoras oferecem para quem assina um ano de plano com elas, as conveniências que esses planos me ofereceriam e, principalmente, qual seria o custo total (aparelho + plano) ao final de uma ano. Somente após essa análise decidi por qual operadora e plano optaria.

Pelo visto, não sou o único que pensa assim. Se você vai ter um iPhone provavelmente fará questão de ter, no mínimo, um plano de dados 3G associado a ele — do contrário ficará muito bem servido gastando menos com um iPod Touch (aproveite que a quarta geração acaba de ser homologada pela Anatel).

E foi pensando nesse custo total ao final de um ano que a Folha.com compilou a tabela abaixo, com o custo do aparelho (em suas duas capacidades disponíveis) nas quatro operadoras brasileiras que o oferecem. É listado o preço do aparelho no plano mais barato e mais caro de cada uma delas, assim como o custo total ao final de um ano.

Custo do iPhone 4 nas operadoras brasileiras. (Tabela: Folha)

E então, o que achou? Em tempos de portabilidade numérica, mudar de operadora é tão fácil quanto atravessar o corredor do shopping e entrar na loja da concorrente. Por isso não deixe de conferir também as vantagens que sua operadora atual pode estar disposta a oferecer para lhe manter fiel.

Ah, sim! Isso tudo, é claro, só adianta alguma coisa na prática se de fato houver um iPhone 4 disponível para você comprar, o que, baseado na minha própria experiência e na de terceiros, pode ser bastante difícil.

Qual seria (ou já foi) a sua escolha na hora de comprar um iPhone?

Com informações: Folha.com.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados