WhatsApp terá sincronização entre dispositivos diferente do Telegram

WhatsApp permitirá usar mesma conta em até quatro dispositivos, em vez de apenas espelhar entre celular e PC / web

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp e Telegram (Imagem: Adem AY / Unsplash)

WhatsApp e Telegram (Imagem: Adem AY / Unsplash)

Como é de costume, o WhatsApp está implementando aos poucos um recurso que já está presente na concorrência. Você poderá, algum dia, usar a mesma conta em até quatro dispositivos – indo além do espelhamento entre celular e WhatsApp Web – mas com algumas restrições que não afetam o Telegram.

De acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp poderá migrar o histórico de conversas do iPhone para Android e vice-versa. Isso não é apenas uma forma de restaurar o backup de mensagens: os dois dispositivos poderão ficar sincronizados um com o outro.

Dessa forma, quando você realizar uma ação no iPhone, ela será refletida no Android também, incluindo:

  • receber, enviar ou favoritar uma mensagem;
  • fixar um bate-papo;
  • silenciar uma conversa, entre outros.

Quando isso acontece, o usuário poderá ver uma notificação que avisa: “sincronizando com o WhatsApp em outro dispositivo”. Isso é mencionado no código da versão beta 2.21.10.6 para Android:

WhatsApp avisará quando sincronizar mensagens com outro dispositivo (Imagem: WABetaInfo)

WhatsApp avisará quando sincronizar mensagens com outro dispositivo (Imagem: WABetaInfo)

WhatsApp não sincroniza remoção de mensagens

No entanto, segundo o WABetaInfo, a sincronização não é completa: se você apagar uma conversa no Android, ela continuará existindo no iPhone, e vice-versa. O mesmo acontece ao excluir uma mensagem só para você.

São três casos diferentes:

  • se você remover uma conversa em um dispositivo, ela não será removida em outro dispositivo;
  • se você remover uma mensagem só para você em um dispositivo, ela continuará existindo em seus dispositivos vinculados;
  • se você remover uma mensagem para todos (não só para você), aí ela será excluída de todos os dispositivos vinculados, além de ser removida para o destinatário.

Isso é diferente do Telegram: como o app mantém o histórico de chats na nuvem, a remoção de um chat é refletida em todos os dispositivos, inclusive na versão web.

Vale lembrar que, como o recurso está em desenvolvimento, o WhatsApp pode lançá-lo com a sincronização completa. Por enquanto, eles ainda não conseguiram implementar isso.

Também convém notar que indícios da sincronização entre dispositivos aparecem no WhatsApp desde pelo menos 2019, então talvez isso não chegue tão cedo.

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados