Tempos atrás, mostramos como cometer uma heresia e deixar o Ubuntu com cara de Windows 7. Para que vocês nos perdoem por tamanho pecado, hoje vamos ensiná-los a usar Ubuntu com o visual do OS X. Assim, você poderá disfarçar seu PC e pagar de rico em uma Starbucks usar um sistema operacional leve e estável com o visual simples e bonito do Mac, sem precisar pagar milhares de reais em um MacBook de verdade.

Como sempre, você pode ou usar o método divertido (baixar todos os pacotes e temas e instalá-los na unha) ou usar um script que faça tudo isso para você com poucas perguntas. Como somos legais, vamos mostrar o método mais simples, que consiste em baixar e instalar o Macbuntu, um script que realiza várias alterações no Ubuntu para ele ficar o mais parecido possível com o OS X.

Cabe lembrar que o Macbuntu já existia faz algum tempo, mas estava com alguns problemas sérios de compatibilidade com o Ubuntu 10.04, com pacotes quebrados, erros na alteração dos temas, e outros pepinos. Felizmente, esses problemas resolvidos, e já existe tanto uma versão compatível com o Ubuntu 10.04 com o 10.10.

Nosso objetivo é sair disso:

Antes da transformação

Para isso:

Depois da transformação

Para dar início à transformação, você precisa de uma instalação do Ubuntu e conexão com a internet, para baixar possíveis novos pacotes. Lembre-se, não faça isso em um ambiente de produção se você não tiver certeza absoluta do que está fazendo. Lembre-se também de salvar todos os seus trabalhos e fechar programas abertos antes de começar a rodar o script. A equipe Tecnoblog não se responsabiliza por problemas na instalação, explosões ou portais para outras dimensões sendo abertos durante a execução desse script em sua máquina….

A instalação em si

No terminal, rode os comandos abaixo, em sequência:

wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.10/v2.3/Macbuntu-10.10.tar.gz
tar xzvf Macbuntu-10.10.tar.gz
cd ./Macbuntu-10.10/
./install.sh

Se você ainda roda o Ubuntu 10.04, os comandos mudam um pouco:

wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.04/v2.3/Macbuntu-10.10.tar.gz
tar xzvf Macbuntu-10.04.tar.gz
cd ./Macbuntu-10.04/
./install.sh

O primeiro comando fará o download do script e alguns arquivos; o segundo descompactará o arquivo; o terceiro acessará o diretório; e o último rodará o script de instalação. Durante a instalação, o script fará alguma perguntas (em inglês) para otimizar a processo, como se você deseja janelas com efeitos especiais, fontes específicas, e afins. Em uma instalação normal, você pode escolher todas as opções padrão e não haverá nenhum problema.

Depois de uns 400MB de arquivos baixados, a mágica irá acontecer sozinha. Durante esse período, o visual do Ubuntu vai se alterando aos poucos, então mantenha a calma. No final, o script perguntará se você deseja reiniciar o Ubuntu. Não é necessário, mas faça mesmo assim, só pela emoção de ver a maçã durante o boot. 🙂

E se você não gostar do resultado final? Volte para a pasta onde você baixou o Macbuntu e execute o script ./unintall.sh. Em alguns instantes, você terá de volta o visual padrão do Ubuntu. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo
Saudações. Alguém citou "fanatismo" nos comentários. Não entendi se estava se referindo ao fanatismo pela Apple (o que é compreensível) ou pelo Linux. Cada um faz o que quer com seu computador, instala o SO que quiser e configura do jeito que quiser. Um dos pontos positivos do Linux é ser de código aberto, o que remete a pessoas de mente aberta. Código livre para pessoas com pensamento livre. NÃO EXISTE sistema operacional perfeito, não interessa o que digam sobre o MacOS ou o Linux. Cada um tem suas vantagens e desvantagens (no caso do Windows são apenas desvantagens - mas é minha opinião). O que mais se vê é gente criticando e julgando os outros simplesmente porque cada um pensa que suas idéias e gostos são melhores. Cuidar da própria vida é mais difícil do que apontar o dedo para alguém.
cesar

A emoção de ver a maçã!...kkk

cesar
A emoção de ver a maçã!...kkk
André Araújo
Funciona no Ubuntu 16.04 LTS?
Adriano Gomes
Não funcionou na 14.04 Attention! Script significantly changes the desktop. Not compatible with Ubuntu Netbook Edition. If a previous version of Macbuntu-10.10 is installed it will be overwritten. Checking Ubuntu version... Failed. System not supported, script will end here To ignore their compatibility with current OS try ./install.sh force Exiting...
Antonio Raimundo
funciona no 14.04?
Iago Araujo Oliveira
ñ da, entra no site do noobslab lá tem um tema legal
José Xavier Matos
Olá pessoal...alguém pode me ajudar...eu estou querendo instalar no meu xubuntu 12.04 e não estou conseguindo....quais os passos a serem tomados....
Neilson
Até facil de instalar, to esperando aqui só pra ver o resultado.
Ivan
Amigo, que diabos de sequêcia é aqula colocada acima, seja mais exato se possível
Gabim
Meu,não existe nenhum Macbuntu para instalar no Ubuntu 10.10 Netbook Edition? Será que se por um Ubuntu de 64bit ele roda? Ajuda por favor :/ Vlws,abrass (:
Antonio Caser
Engraçado, agora que estou vendo, voce malhando os caras que gostam do Macbuntu, e voce vem aqui neste Blog que fala do Linux Macbuntu usando o Windows XP ??? Ah, cara vai lamber sabão!!! Arre égua!!!
Antonio Caser
Cara, respeite o gosto dos outros! Voce gosta de pizza? Pois eu gosto de pão com linguiça. Respeito é bom e eu gosto! Abraços.
Antonio Caser
Como vou transformar meu Ubuntu para tema que não se parece com nada? Cara, gosto é gosto, transformei o Ubuntu para o Macbuntu, porque o Mac OS X existe. É show de bola o Macbuntu, muito intuitivo e completo. Gostei muito, é o meu SO preferido. Valeu?
Marina Akara
Como faço para instalar apenas o tema da janela Mac OS X no Ubuntu 12.04?
Exibir mais comentários