Início » Aplicativos e Software » Como deixar o Ubuntu com a aparência do Mac OS X

Como deixar o Ubuntu com a aparência do Mac OS X

Tutorial ensina como instalar tema visual do Mac OS no Ubuntu.

Avatar Por
TB Responde

Tempos atrás, mostramos como cometer uma heresia e deixar o Ubuntu com cara de Windows 7. Para que vocês nos perdoem por tamanho pecado, hoje vamos ensiná-los a usar Ubuntu com o visual do OS X. Assim, você poderá disfarçar seu PC e pagar de rico em uma Starbucks usar um sistema operacional leve e estável com o visual simples e bonito do Mac, sem precisar pagar milhares de reais em um MacBook de verdade.

Como sempre, você pode ou usar o método divertido (baixar todos os pacotes e temas e instalá-los na unha) ou usar um script que faça tudo isso para você com poucas perguntas. Como somos legais, vamos mostrar o método mais simples, que consiste em baixar e instalar o Macbuntu, um script que realiza várias alterações no Ubuntu para ele ficar o mais parecido possível com o OS X.

Cabe lembrar que o Macbuntu já existia faz algum tempo, mas estava com alguns problemas sérios de compatibilidade com o Ubuntu 10.04, com pacotes quebrados, erros na alteração dos temas, e outros pepinos. Felizmente, esses problemas resolvidos, e já existe tanto uma versão compatível com o Ubuntu 10.04 com o 10.10.

Nosso objetivo é sair disso:

Antes da transformação

Para isso:

Depois da transformação

Para dar início à transformação, você precisa de uma instalação do Ubuntu e conexão com a internet, para baixar possíveis novos pacotes. Lembre-se, não faça isso em um ambiente de produção se você não tiver certeza absoluta do que está fazendo. Lembre-se também de salvar todos os seus trabalhos e fechar programas abertos antes de começar a rodar o script. A equipe Tecnoblog não se responsabiliza por problemas na instalação, explosões ou portais para outras dimensões sendo abertos durante a execução desse script em sua máquina....

A instalação em si

No terminal, rode os comandos abaixo, em sequência:

wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.10/v2.3/Macbuntu-10.10.tar.gz
tar xzvf Macbuntu-10.10.tar.gz
cd ./Macbuntu-10.10/
./install.sh

Se você ainda roda o Ubuntu 10.04, os comandos mudam um pouco:

wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.04/v2.3/Macbuntu-10.10.tar.gz
tar xzvf Macbuntu-10.04.tar.gz
cd ./Macbuntu-10.04/
./install.sh

O primeiro comando fará o download do script e alguns arquivos; o segundo descompactará o arquivo; o terceiro acessará o diretório; e o último rodará o script de instalação. Durante a instalação, o script fará alguma perguntas (em inglês) para otimizar a processo, como se você deseja janelas com efeitos especiais, fontes específicas, e afins. Em uma instalação normal, você pode escolher todas as opções padrão e não haverá nenhum problema.

Depois de uns 400MB de arquivos baixados, a mágica irá acontecer sozinha. Durante esse período, o visual do Ubuntu vai se alterando aos poucos, então mantenha a calma. No final, o script perguntará se você deseja reiniciar o Ubuntu. Não é necessário, mas faça mesmo assim, só pela emoção de ver a maçã durante o boot. 🙂

E se você não gostar do resultado final? Volte para a pasta onde você baixou o Macbuntu e execute o script ./unintall.sh. Em alguns instantes, você terá de volta o visual padrão do Ubuntu. 🙂

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angelo
Saudações. Alguém citou "fanatismo" nos comentários. Não entendi se estava se referindo ao fanatismo pela Apple (o que é compreensível) ou pelo Linux. Cada um faz o que quer com seu computador, instala o SO que quiser e configura do jeito que quiser. Um dos pontos positivos do Linux é ser de código aberto, o que remete a pessoas de mente aberta. Código livre para pessoas com pensamento livre. NÃO EXISTE sistema operacional perfeito, não interessa o que digam sobre o MacOS ou o Linux. Cada um tem suas vantagens e desvantagens (no caso do Windows são apenas desvantagens - mas é minha opinião). O que mais se vê é gente criticando e julgando os outros simplesmente porque cada um pensa que suas idéias e gostos são melhores. Cuidar da própria vida é mais difícil do que apontar o dedo para alguém.
cesar
A emoção de ver a maçã!...kkk
cesar
A emoção de ver a maçã!...kkk
André Araújo
Funciona no Ubuntu 16.04 LTS?
Adriano Gomes
Não funcionou na 14.04

Attention!
Script significantly changes the desktop.
Not compatible with Ubuntu Netbook Edition.
If a previous version of Macbuntu-10.10 is installed it will be overwritten.

Checking Ubuntu version...
Failed. System not supported, script will end here
To ignore their compatibility with current OS try ./install.sh force
Exiting...
Antonio Raimundo
funciona no 14.04?
Iago Araujo Oliveira
ñ da, entra no site do noobslab
lá tem um tema legal
José Xavier Matos
Olá pessoal...alguém pode me ajudar...eu estou querendo instalar no meu xubuntu 12.04 e não estou conseguindo....quais os passos a serem tomados....
Neilson
Até facil de instalar, to esperando aqui só pra ver o resultado.
Ivan
Amigo, que diabos de sequêcia é aqula colocada acima, seja mais exato se possível
Gabim
Meu,não existe nenhum Macbuntu para instalar no Ubuntu 10.10 Netbook Edition? Será que se por um Ubuntu de 64bit ele roda? Ajuda por favor :/ Vlws,abrass (:
Antonio Caser
Engraçado, agora que estou vendo, voce malhando os caras que gostam do Macbuntu, e voce vem aqui neste Blog que fala do Linux Macbuntu usando o Windows XP ???

Ah, cara vai lamber sabão!!!

Arre égua!!!
Antonio Caser
Cara, respeite o gosto dos outros!

Voce gosta de pizza?

Pois eu gosto de pão com linguiça.

Respeito é bom e eu gosto!

Abraços.
Antonio Caser
Como vou transformar meu Ubuntu para tema que não se parece com nada?

Cara, gosto é gosto, transformei o Ubuntu para o Macbuntu, porque o Mac OS X existe.

É show de bola o Macbuntu, muito intuitivo e completo. Gostei muito, é o meu SO preferido.

Valeu?
Marina Akara
Como faço para instalar apenas o tema da janela Mac OS X no Ubuntu 12.04?
Fagner
Como configurar o macbuntu para exibir aquele cubo na área de trabalho?
Thiago
Eu instalei certinho.
Depois de um tempo atualizei meu ubuntu da versão 10.10 para a 11.04
Quando fui tentar desinstalar o tema deu falta de compatibilidade e não foi possível desinstalar
E agora: O que eu faço para desinstalar ele?
Zevaldo
Legal! vou testar
Pablo Santiago Sánchez
Porque essa mania idiota de querer deixar o Gnome com cara de Mac? Ah, vá! Gnome tem tanto tema bonito, para que deixar ele com fama de mac de pobre?
@transppotting
linux + virtual box = win... mac os... system z.... and world os

afinal, temos que reconhecer que os caras sao foda em alguma coisa: design, do contrario, eles teriam vindo numa punheta. este é o mérito do posting original: lembrar que design serve para alguma coisa.

para todas as outras coisas.... existe linux.
Shangraf
So usar rainmenter com mac bar + rklaucher ou xwindows = mac, alem dos varios temas que tem por ai... (isso para quem usa windows)
@dieguitoo
Ah, o bom e velho fanatismo :)
@marcelodanttas
Eu prefiro o visual do Ubuntu. Ao meu ver Para ter o visual do Mac só com o MAc de verdae mesmo.
@thiagoleite
Como vc consegue? Eu tive problemas com as fontes com cores escuras dos menus do Skype. Resolveu quando eu mudei para o tema "prateado". Chegando em casa acho q vou instalar esse para ver como que fica
@AntonioVeras
Aff.
Agora tive vontade de instalar só para trollar os colegas.
@AntonioVeras
Se eu quisesse que meu Ubuntu se parecesse com outro sistema, eu usaria o referido sistema.

Não desmerecendo o Tecnoblog, mas isto é o tipo de dica que eu sempre vi por aí e sempre dispensei.
Kadu
Não consegui achar a relação entre os fãs do Justin Bieber e o tema visual para Ubuntu, mas tudo bem.
Kadu
Pois é. Fica meio que: "Eu sou livre, mas não devo escolher o tema que eu quero para o meu sistema". Contraditório, né
Oggy
Os adolescentes fãs de justin bieber vão adorar, com certeza..

Mas é legal isso, prova mais uma vez, que o gnu/linux é foda.
Thássius Veloso
Nem todo mundo quer ter um Mac... Embora queira ter o seu visual.
Ramon Melo
Prefiro o Ubuntu mesmo, obrigado.
Ramon Melo
Poxa, acho a instalação pelo terminal tão mais prática! Eu também preferia instaladores gráficos, mas hoje em dia não tenho mais tanta paciência para ficar clicando no "Next" a vida toda...
Ramon Melo
Atualizei minha versão 10.10 do Ubuntu Netbook Remix no meu netbook (Acer Aspire One D250, 1GB RAM, Intel Atom N270). Não sei o que fizeram nele, mas ficou tenebrosamente mais rápido que a versão anterior. O Firefox abre em 12 segundos, o Chrome, em 7. O desempenho está dando um banho no Windows XP, acho que você deveria tentar mais uma vez.
Ramon Melo
Concordo, e mais funcional e produtivo também. Mas é o problema da liberdade, os usuários são livres para personalizarem seus SOs como bem entenderem...
fatecano
Isso foi publicado a alguns meses atrás na série de temas do Ubuntued.
Fica ai o link para agregar:

http://ubuntued.info/tema-29-macbuntu
JoseRenan
Realmente fica incrível, ouvi relatos de pessoas que se confundiram até.
@thiagoleite
Fazer Hackintosh nem sempre funciona
@thiagoleite
Ou simplesmente gosta das coisas diferentes. A pessoa pode ter liberdade de escolher qual aparência seu SO deve ter.
Daniel Luiz
Marcoscs, so postei aki pra ficar no topo, nao estou te criticando, ok
Daniel Luiz
O cara que usa Ubuntu e quer que ele tenha a aparencia de WIN7 ou MACos ou nao entendeu bem o espirito do Linux ou eh somente um zeh modinha que acha que "manja" das coisas...
Malabares
Seria uma ótima opção, mas depende de quais funcionalidades se precisa...
Como tem usuários tambem que não podem largar o window$ ( coitados )...
... como eu:(
Tem os que necessitam do ubunto né...
Marcos Paulo
Não é mais fácil baixar e instalar o Mac OS X no PC do que usar o Linux?
TheCoder
Pobre! Compre um mac.
Gabriel Bemfica
Até onde eu sei, ele não é muito estável. Pelo menos no 9.04 e 9.10 que testei, não funcionou.
Paulo Freitas
Qual o problema? Algo de errado?
Já instalei tanto o Ubuntu 10.10 quanto o Ubuntu Netbook Remix 10.10 no meu HP Mini e tudo funciona. :)
@brunogdb
Bem legal! Adorei o visual!
Daniel
Também não sei qual a graça da interface do MACOS
Gabriel Silva
Quando tinha o Ubuntu tinha esse tema, é realmente impressionante...
Daniel Drumond
Eu fiz isso no meu Ubuntu 10.04 já há um certo tempo, e não vi nenhum problema (que eu me lembre) na instalação.

Manualmente só precisei mudar alguns ícones por outros que baixei do tutorial que achei (no Ubunted).

Ótima dica pra quem ainda não conhecia!
Guilherme Mac
Bonito. Ficou bem limpo.
Guilherme Mac
É, aqui du certo. Depois de dar 2 cliques no arquivo .sh, vai aparecer o menu de ação. Daí é só clicar em "Executar em terminal" que vai abrir.
Guilherme Mac
Ah! Não vi que o instalar perguntas coisas. Não dá pra fazer assim então. Tem que clicar em "executar em um terminal". Talvez dê, mas vou testar aqui pra ver se funciona.
Caio Furtado
Agora tive vontade de usar o Ubuntu.
Rodrigo Fante
Obrigado, muito melhor assim, agora até testarei. :D
Guilherme Mac
Pra contribuir e dar margens pra quem abomina o terminal. Tbm dá pra baixar no site referido, clicar pra extrair, dar 2 cliques no arquivo .sh e clicar em executar :)
Guilherme Mac
Ficou bonito, mas vou ficar com o pretinho básico padrão =)
Rodrigo Fante
Ah bom, você não gosta ninguém pode gostar, ta certo.

Ainda, eu não posso gostar do sistema mas preferir apenas a interface do OSX? para que mudar se gosto do sistema?
Vinícius Andrade
legal, se eu usar o ubuntu - como quero - há chances de eu colocar essa modificação.
Turdin
A instalação travou, mas quando reiniciei estava funcionando O.o
Espero que esteja tudo ok!
Dark Keeper
Funcionou e ficou muito bonito. Estava usando um outro tema também bonito, porém isso aqui se superou.

Resultado aqui: http://img850.imageshack.us/img850/862/screenshotre.png

Ainda vou alterar alguns atalhos do docky que eu não uso mas o resultado é mais que satisfatório.
Douglas
Eu modifiquei meu ubuntu seguindo um tutorial do OMG! Ubuntu!, vejam como ficou: http://img836.imageshack.us/i/espaodetrabalho1001.jpg/

Alterei algumas coisas como o relógio, calendário, plano de fundo etc.

Achei mais interessante que "transformar em um Mac OS X". De qualquer forma a modificação ficou bem próxima do original.
@brunogdb
Eu fiz no 10.04 e no 10.10 e ambos deram um belo resultado. Só o ruim que muitos programas ficam de fora do padrão que seria para ser o Mac OS X e o menu no topo.
@msgrubler
me revoltei hehehe, zuera!!! tenho ubuntu em casa, não quero ele parecido nem com Windows nem com Mac.
@Leonardo_Mellin
Funcionou!
Alexandre
Pode isso? Linux fans vao se revoltar!!!
Matheus Wichman
Na minha opinião, não. Acho o Ubuntu um pouco bagunçada sua interface, eu tenho a impressão de ter menos recursos, já o Mac OS X prima muito pelos detalhes como o serrilhado nas janelas e tem uma interface bem mais limpa.
@AlineSousa79
No meu funcionou. Dá pra enganar!
Guilherme Carlos
Heresia novamente!
@ibrunon
Muito boa dica pra quem quer ver como é o MAC OSX, mas eu não recomendo... ele altera muita coisa e quando você vai desinstala ele não remove tudo e fica um visual meio que bagunçado.. tendo que levar a restauração ou formatação.
Rafael The Mist
E eu ainda tentando rodar o Ubuntu como teste no meu netbook. Melhor esperar a próxima versão. :/
Adriano
Esqueceu só de mandar colar um cromo da maça na tampa do note
@Leonardo_Mellin
Funciona no Mint (baseado no Ubuntu)?
@_PabloFernandes
Cara, o Ubuntu é MUITO mais bonito que o MAC OS X. Se você gosta do MAC OS X, vá e use diretamente ele.
Matheus Wichman
Para desinstalar não seria "./uninstall" em vez de "./unintall.sh" como está no texto.

Esperei tanto por isso, agora posso ter um Leopardo/Leão no meu Ubuntu.
@guirogieri
Interessante, chegando em casa vou testar! vlw a dica!!
@themysteryweb
O dock até que vai, mais o resto... Aqui entre nós, o Ubuntu fica bem mais bonito ao natural! Eu acho...
Turdin
Instalando aqui no ubuntu pra testar!
Cezar Mezzalira
Existe um pacote chamado gnome global menu, que deixa os menus das janelas como se fosse no mac ;)
http://code.google.com/p/gnome2-globalmenu/
@Vitor42
O primeiro comando da versão 10.04 não seria "wget https://downloads.sourceforge.net/project/macbuntu/macbuntu-10.04/v2.3/Macbuntu-10.04.tar.gz"?
@webes
Vou testar em casa tomara que funcione, outra coisa o wget da materia de deixar com a cara de Win7 não ta funcionando, mandei pelo twitter mas acharam que era a URL do post. Já tentei no meu PC e na VM e nunca consigo concluir sei que tenho o arquivo em algum lugar.
Marcoscs
com o Cairo Dock e um tema que agora eu não lembro o nome (em casa eu vejo e posto) o meu Ubuntu ficou mais bonito que o Mac.