Início » Aplicativos e Software » Canonical mostra um pouco do multi-touch no Ubuntu

Canonical mostra um pouco do multi-touch no Ubuntu

Avatar Por

Como já havíamos comentado, a Canonical estava implementando o uTouch no Ubuntu 10.10, permitindo assim a operação do sistema em dispositivos com suporte a toque. E se você ficou curioso em saber como essa tecnologia funcionaria em uma distro como o Ubuntu, já pode ver o resultado em um vídeo feito pela própria Canonical:

É interessante notar como o Unity, interface customizada do Ubuntu para netbooks, se integra bem ao touch: tudo ali "funciona", com as operações sendo realizadas com poucos cliques. Interessante também é ver o controle das janelas.

Agora só nos resta mesmo ter acesso a um dispositivo com touch para podermos brincar com esse recurso. 😛

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Francklin
Fico feliz em ver o quanto o mundo livre está crescendo. Parabéns ao Ubuntu. Voltando a uma vertente um pouco diferente, o multi-touch no android está disponível, entretanto fico revoltado com uma coisa: O Xperia, tem hardware de sobra! E mesmo assim a sony ericsson "quer provar que se pode usá-lo bem com um dedo apenas". Eu acho isso muita idiotice, por isso está perdendo espaço para o iphone 4 que cresce assustadoramente.
Hernani
Até aonde si, usar o recurso multi-touch é justamente para se livrar dele
Hernani
Isso é muito bom, fará com que vários pcs all-in-one tenho um custo menor
kylefurtado
Sim está. Antes tinha suporte a TouchScreen e nao Multi-Touch.
@JoaoPedroSachet
Legal... e onde entra o teclado nessa tecnologia toda?
Bruno Gall
Eu posso, falta só o monitor ou o notebook, agora os malucos do MacDonalds podem usar Ubuntu ^^ (Aqui os PCs do MacDonalds só usam multitouch)
JoseRenan
parece legal :)
Guilherme Mac
Eu não consegui achar acordo internacional ou convenção que fosse possível patentear algo do tipo (procedimento associativo). Nem mesmo é protegido por direitos autorais. Vou até pesquisar mais outra hora, mas se for isso mesmo essa "patente" é completamente ilegal.
Jesus Cristo
*tipo: http://aeiou.exameinformatica.pt/iv/0/49/637/steve-jobs-heart-attack-bc66.jpg
Jesus Cristo
Até onde eu sei a Apple não tem a patente da tecnologia em sim, ela tem a patente da fisiologia motora humana para uso em telas multi-touch, tipo: Esses movimentos não podem ser usados em nenhum aparelho com tela multi-touch, se forem é violação de patente.
Guilherme Mac
Só acho q deveriam adaptar mais ainda ao multitoque, pois alguns botões são muito pequenos e próximos de outros pra apertar com o dedo. Por enquanto pra esses tipo de dispositivos o ambiente Moblin/MeeGo está melhor: http://www.youtube.com/watch?v=QqeeQd-YNL0
Guilherme Mac
Multi-touch existe desde os anos 80. No Linux já existia solução desde os anos 90. Só pra ter uma ideia, vídeo de 2007 (esse projeto em particular é de 2005): http://www.youtube.com/watch?v=olWjnfBoY8E
Guilherme Mac
Não nativo. Existia soluções a parte. Agora é um padrão, oficial, com suporte da Canonical.
@evefavretto
E até eles mandaram a Apple pastar...o Android tem multi-touch desde a versão 2.0, só depende do hardware suportar.
Otavio Castro
A tecnologia multi-touch não é patenteada pela Apple?? Lembro até de Steve Jobs pedindo a Eric Schimit para não usarem multi-touch no Google OS! É isso mesmo?
@AntonioVeras
Acho que eu estou confundindo com Touch Screen.
@AntonioVeras
Mas eu já havia ouvido falar disso à anos atrás.
@eubrunno
O suporte a Multi-touch está disponível a partir do Ubuntu 10.10 ( atual) se não estou enganado.
@AntonioVeras
Mas isso já não existia no Ubuntu?