SpaceX bate recorde ao reusar foguete pela 10ª vez para satélites Starlink

Foguete Falcon 9, da SpaceX, cumpriu o seu décimo voo ao transportar mais um lote de 60 satélites Starlink e retornar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Falcon 9, da SpaceX, em lançamento de satélites Starlink (Imagem: divulgação/SpaceX)
Falcon 9 em lançamento de satélites Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

A SpaceX fez o lançamento de mais 60 satélites Starlink no último domingo (9). Seria apenas mais uma tarefa concluída com sucesso se não fosse por um detalhe: o Falcon 9 usado na missão realizou o seu décimo ciclo de voo e retorno à Terra. Trata-se de um recorde de reutilização do foguete.

Como líder da SpaceX, Elon Musk seguiu a tradição de destacar os feitos da companhia nas redes sociais. “Será a primeira vez que um foguete Falcon alcançará dois dígitos em [número de] voos”, disse o empresário antes do lançamento, via Twitter.

O Falcon 9 usado na missão tinha marcas pretas de fuligem em seu exterior oriundas dos voos anteriores. Apesar disso, a aeronave estava totalmente apta a realizar mais uma viagem.

Prova disso é que, na manhã de domingo, o foguete decolou do Cabo Canaveral, desacoplou os satélites (vídeo abaixo) e, nove minutos após a decolagem, iniciou o trajeto de retorno, vindo a pousar em uma base posicionada no mar.

Com essa missão, a SpaceX concluiu o seu 14º lançamento de satélites de 2021 e passa a contar com cerca de 1.500 unidades Starlink em órbita. Mas o objetivo é chegar a 12.000 satélites em operação para disponibilizar internet de alta velocidade no mundo todo.

Esse aspecto mostra a importância da estratégia de reutilização de foguetes. Lançamentos são caros, mas, com o reaproveitamento das unidades Falcon 9, a SpaceX consegue ter uma boa redução de custos.

Elon Musk acredita que um foguete Falcon 9 pode superar a marca de 100 voos desde que passe por manutenções adequadas e substituição de componentes.

Talvez essa seja uma previsão otimista demais. Se for, a marca de dez voos realizados por um único foguete não deixa de ser notável.

Foguetes Starship

O próximo lote de 60 satélites Starlink está previsto para ser lançado em 15 de maio. A missão também será realizada por um foguete Falcon 9, mas, em um futuro não muito distante, cerca de 400 satélites poderão ser lançados de uma só vez.

Isso porque a SpaceX tem trabalhado no Starship, foguete que promete muito mais capacidade de carga do que o Falcon 9. Quando? Talvez nem a companhia saiba. O que importa é que testes já estão sendo feitos.

No mais recente, realizado na última quinta-feira (5), o protótipo Starship SN15 conseguiu decolar e pousar com sucesso pela primeira vez.

Com informações: Mashable, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados