Início » Aplicativos e Software » Windows 10 remove bloqueios de atualização às vésperas do update 21H1

Windows 10 remove bloqueios de atualização às vésperas do update 21H1

Problema afetava computadores com drivers de áudio Conexant ou Synaptics; Microsoft vai encerrar suporte ao Windows 10 1909

Ana Marques Por

A Microsoft removeu os bloqueios de atualização que impediam os usuários do Windows 10 de saírem da versão 1909 para a 2004 ou 20H2, lançadas em 2020. A ação ocorre às vésperas do update 21H1, que está sendo preparado para distribuição em larga escala ainda este mês. Com a mudança, a Microsoft também deve encerrar o suporte para o Windows 10 1909, lançado em novembro de 2019.

Windows 10 Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

Windows 10 (Imagem: Clint Patterson/Unsplash)

O bloqueio era devido a problemas que aconteciam em computadores que usavam drivers de áudio Conexant ou Synaptics, e estavam sendo investigados pela Microsoft há um ano. Em dezembro de 2020, a companhia chegou a remover outros dois bloqueios que estavam associados a erros BSOD, resolvendo parcialmente a falha.

Ainda assim, muitos usuários afetados continuavam vendo uma mensagem alertando sobre o fim do suporte para a versão do Windows na barra de tarefas, sem opção para atualizar o sistema.

Agora, dispositivos com os drivers mencionados já podem ser atualizados para as versões mais recentes do Windows 10 e do Windows Server. Segundo a empresa, caso o seu computador não seja afetado por outras proteções, pode demorar até 48 horas para que uma nova atualização seja oferecida pelo Windows Update.

Suporte para o Windows 10 1909 termina em maio

Segundo o cronograma da Microsoft, a versão 1909 do Windows 10 não receberá mais atualizações de segurança a partir de 13 de maio, à medida que a empresa volta seu foco para os updates mais recentes.

Apesar da remoção destes bloqueios, alguns dispositivos que não usam os drivers afetados podem ainda não receber as atualizações do Windows devido a outros impedimentos. Nesse caso, o indicado é tentar fazer a atualização manualmente – lembre-se: fazer um backup com seus arquivos é sempre aconselhável antes de realizar esse tipo de procedimento.

Com informações: Bleeping Computer

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@doorspaulo

Longe de mim defender a MS, mas tenho vários clientes com PCs de 2007~2009, Pentium Dual Core 775, com DDR2 ainda, que rodam o W10 20H2 tranquilamente e, alguns, com o 21H1, também sem nenhum problema.

A maior exigência do W10 é com SSD. Se estiver usando HD, ainda mais aqueles de 5400 RPM, fica horrível.