Facebook segue Twitter e pede para ler links antes de postar

A rede social começou a testar prompts que pedem ao usuário para ler artigos antes de compartilhar; recurso já existe no Twitter

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Ícone do Facebook
Ícone do Facebook (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

O Facebook começou a testar mais um recurso para conter desinformação em sua plataforma. Agora, a rede social exibe um prompt para sugerir aos usuários que leiam o artigo antes de publicá-lo – o que é acionado quando você tenta compartilhar um post com um link sem ter aberto a página antes.

Um mecanismo similar está presente no Twitter desde o último ano – o que proporcionou uma taxa de abertura de publicações 40% maior durante a fase de testes no microblog. De acordo com o Facebook, a ideia é promover um compartilhamento mais bem informado.

“Você está prestes a compartilhar este artigo sem abri-lo”, diz o aviso. “Compartilhar artigos sem lê-los pode significar perder fatos importantes.”

Após receber o alerta, você ainda pode escolher compartilhar a publicação normalmente sem abrir o link – ainda que seja sempre melhor ter certeza do que está publicando para evitar a disseminação de informações falsas.

Outros esforços para combater fake news

A novidade apresentada acima é mais um dos esforços do Facebook para evitar a propagação de fake news. A rede social anunciou no início de abril que está expandindo o alcance da ferramenta que direciona o usuário para informações confiáveis sobre a pandemia de COVID-19.

No início deste ano, a plataforma página com informações sobre mudanças climáticas para usuários brasileiros, que desmente mitos comuns sobre o tema.

O Facebook afirma ter removido mais de 1,3 bilhões de contas que espalharam ou foram criadas para disseminar notícias falsas. O CEO Mark Zuckerberg defendeu a moderação de conteúdo como forma de combate à desinformação em seu depoimento no Congresso dos EUA.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados