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Roblox tem alta de 161% na receita, mas sofre prejuízo

Roblox fechou o primeiro trimestre de 2021 com receita bruta de US$ 652,3 milhões, mas teve prejuízo de US$ 134,2 milhões

Murilo Tunholi Por

A Roblox Corporation divulgou, na última segunda-feira (10), o primeiro relatório financeiro da produtora após a estreia na Bolsa de Valores de Nova York, que aconteceu em 10 de março. No primeiro trimestre de 2021, a plataforma registrou receita bruta de US$ 652,3 milhões (por volta de R$ 3,4 bilhões), 161% a mais do que no ano passado. A empresa, porém, sofreu prejuízo líquido de US$ 134,2 milhões (R$ 700 milhões).

Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox)

Roblox (Imagem: Divulgação/Roblox)

A receita bruta de Roblox superou as expectativas dos analistas, que esperavam uma reserva de US$ 575,8 milhões (R$ 3 bilhões). Em receita líquida, a empresa terminou o primeiro trimestre de 2021 com US$ 387 milhões (R$ 2 bilhões), 140% a mais do que no início de 2020.

Já nas ações, os analistas previam uma queda de apenas US$ 0,21, porém o preço dos papéis caiu US$ 0,46. Como resultado, Roblox teve o prejuízo de US$ 134,2 milhões em março de 2021.

A média de usuários ativos em Roblox foi de 42,1 milhões de pessoas por dia, um aumento de 79% em comparação com o primeiro trimestre de 2020. Os jogadores também passaram mais tempo dentro dos jogos na plataforma, totalizando 9,7 bilhões de horas engajadas, 98% a mais do que no ano passado.

Por mais que o público infantil de Roblox esteja voltando às aulas presenciais em países onde a vacinação da COVID-19 já está adiantada, a plataforma ainda continua em crescimento. Segundo a empresa, o engajamento aumentou em 104% em regiões fora dos EUA e foi 128% maior entre indivíduos com mais de 13 anos.

A produtora ainda revelou dados referentes a abril de 2021. No mês, a plataforma teve 43,3 milhões de usuários ativos diariamente, 37% a mais do que em abril de 2020. A quantidade de tempo engajado também foi 18% maior, batendo 3,2 bilhões de horas.

O modelo de negócios de Roblox é único até o momento

É válido dizer que a Roblox Corporation não funciona da mesma forma que outras empresas empresas do mercado de videogames, como Activision Blizzard, Electronic Arts ou Ubisoft. Enquanto esses estúdios investem muito dinheiro no desenvolvimento de jogos, Roblox oferece somente games criados pelos próprios usuários da plataforma.

Em Roblox, os jogadores podem criar seus avatares e participar de games desenvolvidos por outros usuários. Atualmente, há mais de 20 milhões de títulos diferentes disponíveis, segundo dados da desenvolvedora.

Os criadores de games em Roblox podem incluir microtransações nos jogos e receber parte do dinheiro arrecadado na venda de itens por Robux, a moeda virtual do serviço. A empresa informou que, em setembro de 2020, cerca de 1 mil usuários faturaram pelo menos US$ 10 mil (R$ 52 mil) com suas produções, enquanto 250 pessoas receberam US$ 100 mil (R$ 521 mil) ou até mais.

Com informações: VentureBeat, Yahoo Finance.

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