Início » Aplicativos e Software » Linux 5.13 RC é lançado com suporte inicial a Apple M1

Linux 5.13 RC é lançado com suporte inicial a Apple M1

Release candidate do kernel 5.13 dá o primeiro passo para o suporte a Macs Apple M1 no ecossistema do Linux

Emerson Alecrim Por

A primeira versão release candidate do kernel Linux 5.13 foi anunciada por Linus Torvalds no último domingo (9) e, correspondendo às expectativas, tem como grande novidade o suporte inicial ao chip M1 (Apple Silicon). Isso significa que Macs baseados nesse processador estarão aptos a rodar distribuições Linux em um futuro relativamente próximo.

Chip Apple M1 (imagem: reprodução/Apple)

Chip Apple M1 (imagem: reprodução/Apple)

Esse é um suporte preliminar, portanto, o funcionamento do Linux em Macs com M1 ainda é bastante limitado. A aceleração gráfica por hardware ainda não funciona, por exemplo.

Mas esse não deixa de ser um começo louvável. Isso porque, como a Apple não fornece documentação ou outro tipo de apoio para viabilizar a compatibilidade do Linux com a plataforma Apple Silicon, os desenvolvedores estão fazendo esse trabalho praticamente às escuras.

O desenvolvedor que mais tem dedicado esforços a essa missão é Hector Martin (Marcan). Ele criou o projeto Asahi Linux justamente para permitir que distribuições Linux rodem em Macs com M1.

Com base nesse projeto, Marcan enviou aos mantenedores do kernel, em abril, uma solicitação para incluir o suporte inicial ao Apple M1 no Linux 5.13. Pois bem, o primeiro release candidate dessa versão (Linux 5.13-rc1) evidencia que esse trabalho foi reconhecido.

É claro que essa não é a única novidade. Além da implementação relacionada ao Apple M1, o Linux 5.13-rc1 traz vários avanços, como suporte preliminar aos gráficos do futuro chip Intel Alder Lake S, atualizações para USB e Thunderbolt, compatibilidade para touchpad e teclado de dispositivos Microsoft Surface, entre outros.

Lançamento da versão final do Linux 5.13

A fase release candidate indica que o kernel 5.13 teve todas as suas características implementadas e, portanto, só será revisado se precisar de algum ajuste ou correção.

Como mais de um release candidate pode ser liberado, não dá para apontar com precisão quando a versão final do Linux 5.13 vai ser lançada, no entanto. De todo modo, a previsão é a de que isso aconteça em junho ou, no mais tardar, em julho de 2021.

Quem tiver interesse em testar o Linux 5.13-rc1 pode fazer o download no site oficial do kernel.

Com informações: Apple Insider.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando