Busca do Google libera modo escuro no desktop para mais usuários

Novo tema com tons escuros da busca do Google promete experiência de leitura mais confortável aos usuários durante as pesquisas

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Busca do Google (Imagem: Benjamin Dada/Unsplash)

Busca do Google (Imagem: Benjamin Dada/Unsplash)

O modo escuro (dark mode) na busca do Google vem surgindo aos poucos já faz algum tempo. Agora, o recurso começou a ser liberado para mais pessoas na versão web do buscador para computadores, e com algumas novidades. É o que apontam os relatos de usuários da ferramenta encontrados em redes sociais nos últimos dias.

Esta é mais uma sequência à chegada do recurso que volta e meia dá as caras. Em dezembro, por exemplo, uma parcela de usuários teve acesso ao tema com tons escuros na versão web do buscador para PCs. Mas, naquela época, a plataforma ainda não oferecia um botão para desativar o dark mode.

Os relatos mais recentes demonstram um visual similar ao experimento de dezembro. Ao ativar o modo escuro, o fundo vai do branco para o preto. Os textos e ícones também assumem tons mais claros, assim como o logotipo do Google, para tornarem-se legíveis no novo tema. Os links dos resultados também continuam em azul.

Modo escuro no Google para desktop (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)

Modo escuro no Google para desktop (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)

Busca do Google tem opção para ativar modo escuro

Pelo Twitter, Matt Navarra, conhecido consultor de mídias sociais, revelou alguns detalhes sobre a novidade nesta quarta-feira (12). Em seus testes, a plataforma apresentou a seguinte notificação: “o tema escuro agora está disponível”. Para habilitá-lo, o usuário só precisa clicar no botão “Ativar”, localizado na lateral direita.

“Ative-o para uma experiência de leitura mais confortável enquanto você busca”, diz a descrição da função.

Notificação para ativar o escuro no Google para desktop (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)

Notificação para ativar o escuro no Google para desktop (Imagem: Reprodução/Matt Navarra/Twitter)

Outras novidades também podem ser avistadas nas imagens compartilhadas por Navarra. Próximo à imagem de perfil, há um botão que alterna o modo e indica qual tema está ativo. Quando aparece um sol, significa que o buscador está no modo claro. Já a lua informa que o modo escuro está habilitado.

As configurações de pesquisa ainda passaram a trazer uma opção que permite ajustar o funcionamento do recurso. Na seção “Aparência”, o usuário consegue escolher se deseja utilizar o modo escuro ou não. Também é possível selecionar se o novo tema será aplicado de acordo com as definições do dispositivo.

Opção para ativar modo escuro aparece no Google para celular (Imagem: Reprodução/cwolsen1/Reddit)

Opção para ativar modo escuro aparece no Google para celular (Imagem: Reprodução/cwolsen1/Reddit)

Botão para ativar dark mode surge no Google para celualar

Outro relato partiu de um usuário do Reddit, mas voltado à versão web para celulares. Neste caso, a publicação na rede social traz uma captura de tela que mostra o ícone de sol também perto da caixa de busca. O botão, no entanto, não alterou o tema ao ser pressionado, diferentemente do que acontece em computadores.

Procurado pelo Android Police, o Google disse que está “sempre testando novas maneiras de melhorar sua experiência para nossos usuários”, mas não deu detalhes sobre o lançamento do modo escuro.

Não se sabe quando o modo escuro da busca do Google chegará a todos os usuários.

Com informações: Android Police, Matt Navarra (Twitter: 1 e 2) e Reddit

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados