Início » Aplicativos e Software » Samsung está contribuindo no Fuchsia, sistema operacional do Google

Samsung está contribuindo no Fuchsia, sistema operacional do Google

Samsung é citada em arquivo de autores de contribuição submetida ao desenvolvimento do Fuchsia, sistema operacional do Google

Bruno Gall De Blasi Por

O desenvolvimento do Google Fuchsia está recebendo reforços da Samsung. É o que mostra uma submissão ao projeto do novo sistema operacional, cuja fabricante de celulares Samsung Galaxy é citada no arquivo de autoria ao lado do Google. Até o momento, não há previsão de lançamento do software a todos.

Fuchsia (Imagem: Divulgação/Google)

Fuchsia (Imagem: Divulgação/Google)

As pistas partem de uma submissão recente à plataforma Fuchsia Gerritt envolvendo o sistema de arquivos F2FS (Flash-Friendly File System). No arquivo “AUTHORS” (“Autores”, em tradução livre), é possível encontrar o nome da empresa, mencionada como “Samsung Inc”. O Google também é citado no documento como “Google LLC”.

A menção sugere que a Samsung esteja participando de alguma forma no desenvolvimento do Fuchsia. Em dezembro, vale lembrar, o Google liberou a contribuição de terceiros ao projeto. Mesmo assim, isto não significa que a marca sul-coreana esteja preparando um dispositivo com o novo sistema operacional.

O que é o Fuchsia, o novo sistema operacional do Google?

O Fuchsia é um novo sistema operacional do Google que teve a sua primeira aparição pública em 2016 e segue em desenvolvimento até os dias atuais. Na época, documentos apontavam que o software não ficaria somente limitado a celulares e tablets. Além disso, o sistema não é baseado em Linux, como é o caso do Android.

As novidades da plataforma foram surgindo aos poucos. Em 2019, um executivo do Google explicou que o foco do sistema, considerado como projeto experimental, não é substituir o Android e nem o Chrome OS. Mais tarde, descobriu-se que o Fuchsia será capaz de rodar apps para Android e Linux através de uma ferramenta nativa.

Uma das últimas aparições do sistema operacional aconteceu no começo de maio. Na ocasião, um Google Nest Hub com o sistema operacional “Fuchsia 1.0” foi certificado pela Bluetooth SIG. Apesar da emissão do documento, não há previsão de lançamento de um smart display com a plataforma.

Com informações: 9to5Google e SamMobile

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Samsung não quer cometer o mesmo erro no Android onde não tem como fazer integrações mais profundas, então tá ajudando o Google com o novo sistema pra ver se o Google dá mais poderes pra ela.

Está: certíssima!

Goku SSGSS (@renatodantas)

Se o Google entregar um novo SO menor e mais rápido/otimizado, vai ser questão de tempo até substituirem o Android (ainda mais por causa das encrencas do processo da Oracle com o Java usado neste).

Breno (@bbcbreno)

Se n me engano o processo com a Oracle já acabou, n cabe mais recursos e ela perdeu. Perdeu, tempo, dinheiro, mercado e moral.

Vai ser natural esta migração, inclusive o Flutter tá aí pra isso. Eu acredito muito q o Fuchsia substituirá o Android com louvor, já conseguir uma boa participação no desktop ainda tô beeem cético, apesar de n ser impossível.

Bruno Who? (@brunossn)

Torço para estar errado, mas não duvido que um dia o fuccia entre no cemitério do Google.

Breno (@bbcbreno)

O OS já tá bem funcional, inclusive qualquer um pode baixar e instalar em algum equipamento (se compatível).

A promessa da Google era entregar o OS em 5 anos, se n me engano 2021 é o prazo limite da promessa inicial. Mas duvido q entregue ainda este ano.

E este é o mal da Google, ela SEMPRE, sempre faz isto: divulga um produto q tá longe de estar pronto, galera fica hypada e nada do produto ficar pronto. Parece q a Google n aprende .

Veja a Apple por exemplo, só divulga algo quando tá praticamente pronto pra ser anunciado. o M1 mesmo, galera só soube quando ela lançou e quando sai algo antes é pq foi vazado.

A Apple aproveita o hype da divulgação pra vender, já a Google aproveita o hype da divulgação pra deixar todo mundo ansioso.

André Gorgen (@Banana_Phone)

Sim, a Google ainda não lançou, não prometeram quase nada e talvez eles nunca lancem esse sistema.
Vamos esperar pra xingar depois que lançarem.

jacob (@jacob)

Vejo que alguém ainda está preso em 2015