Gmail libera integração com Google Chat no iPhone e Android

Com a chegada do Google Chat dentro da interface do Gmail você já pode apagar o aplicativo do mensageiro em seu dispositivo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google chat dentro do Gmail (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Google chat dentro do Gmail (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Gmail começou a liberar o acesso para o Google Chat diretamente da interface com os e-mails da conta selecionada. A novidade adiciona um novo recurso ao aplicativo e aparece tanto para quem está em um iPhone, iPad ou iPod Touch, como para usuários com um smartphone ou tablet Android nas mãos.

A união de vários serviços em um único local já vem acontecendo desde meados do ano passado, quando o Google começou a mudar a interface do Gmail para contas corporativas, trazendo o Chat e Meet para o mesmo local onde e-mails são recebidos e respondidos. As opções começaram a aparecer em uma barra inferior, que a partir desta semana passa a exibir um novo ícone.

A mudança mais recente também afeta usuários de contas pessoais para quem acessa o Gmail a partir de um aplicativo para iOS ou Android. A nova interface permite escolher entre os e-mails, as conversas do Google Chat e também uma opção para abrir reuniões e chamadas de vídeo feitas com o Google Meet.

Google Chat dentro do Gmail permite desinstalar um app

Trazer o Google Chat para dentro do Gmail é uma forma inteligente do próprio gigante das buscas aliviar a quantidade de aplicativos para funções semelhantes, dentro do smartphone ou tablet do usuário. Ainda é possível acessar as conversas por app separado, mas apenas alternar uma aba dentro de outro já existente faz a quantidade já generosa de mensageiros no gadget diminuir.

Google chat dentro do Gmail (Imagem: reprodução)

Google chat dentro do Gmail (Imagem: reprodução)

Mesmo com a expansão do acesso ao Google Chat a partir de uma aba do Gmail em aplicativo para iPhone, iPad, iPod Touch ou dispositivos com Android, este movimento ainda faz parte do teste da própria empresa. Isso significa que nem todos os usuários poderão receber o novo botão na parte inferior da interface.

Para saber se você é uma das pessoas escolhidas pelo gigante das buscas para ter o novo recurso no app do Gmail, basta tocar no ícone com três listras horizontais que fica no canto superior esquerdo e depois em Configurações. Vá para a conta desejada e depois veja se a opção “Chat (acesso antecipado)” aparece.

Se ela não aparecer, você pode trocar o Hangouts pelo Google Chat dentro das configurações do Gmail na web mesmo (pelo computador) e depois voltar ao app. Junto do novo botão na parte inferior, também é possível criar salas ou grupos de conversa diretamente do aplicativo para o cliente de e-mail do Google, seja no Android ou mesmo em um aparelho rodando o iOS da Apple.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados