Um recurso bacana lançado na última grande atualização do Mac OS X, o Snow Leopard, foi a Substituição de Texto e Símbolo incorporada ao núcleo do sistema. Com ela é possível definir macros que funcionem como atalhos para que o sistema substitua automaticamente texto por símbolos, como substituir (C) pelo símbolo de copyright: ©.

O mais legal é que esse recurso serve para que você substitua qualquer tipo de informação textual. Dessa forma, podemos configurar para que ao digitar uma palavra curta, o sistema já substitua por um texto maior que você precisaria repetir durante todo o dia ou precisaria lembrar. Por exemplo, você pode definir _tchau (mais tarde explico o _ no início da palavra) como um macro que será substituído por aquela sua assinatura de e-mail gigantesca, que você passa o dia repetindo quando envia um e-mail mais sério.

É mais simples do que parece, vamos à prática?

Abra as Preferências do Sistema e vá até Idiomas e Texto, lá estará o nosso novo melhor amigo. Clique na guia Texto.

O sistema já apresenta na lista alguns macros pré-definidos como o que citei do copyright. Pode ativar à vontade, mas o que vamos fazer mesmo é adicionar os nossos próprios macros. Para isso, clique no símbolo de mais (+) abaixo da lista.

Vamos supor que você trabalha na área de suporte em TI e sempre repete nas respostas que envia por e-mail a seguinte frase:

Já tentou reiniciar seu computador?

Na coluna Substituir é só adicionar o nome do seu macro. Vou usar _ja como nome e na coluna Com vou digitar nossa repetitiva frase.

Para sair usando é só abrir o Editor de Texto e antes de digitar, certificar-se que a substituição de texto está ativa na aplicação. Clique com o botão direito do mouse ou Option + Clique do mouse na área onde o texto é digitado e no menu que é aberto vá até a opção Substituições e verifique se Substituição de Texto está marcada.

Agora é só digitar _ja que o termo será substituído automaticamente ao pressionar Enter, Barra de espaço ou Tab. O motivo para iniciar o nome do macro com o underline ( _ ) é para a substituição automática não nos atrapalhar na hora que, por algum motivo, quisermos realmente digitar o termo ja. Você pode iniciar o nome dos macros como quiser, eu indico usar símbolos que não são comuns para início de palavras como o ponto ou o sinal de porcentagem.

Para caso de texto com múltiplas linhas, ao cadastrar o macro você precisa pressionar Option + Enter para dar a quebra de linha. Ou você pode copiar o texto de outro aplicativo e colar no campo do novo macro. Experimente cadastrar seu endereço físico, seus dados bancários, os seus números de documentos e da sua família. Vai fazer toda diferença na sua produtividade.

A parte chata da dica é que alguns aplicativos ainda não incorporaram esse recurso nativo do sistema, um deles é o popular e ótimo navegador Google Chrome. Mas não corra ainda para xingar muito o Google no Twitter, o próprio Pages da Apple ainda está ignorando o recurso. Uma bola fora das grandes! Porém todos os programas da Apple que já vem instalados no Mac OS X como Safari, Mail, iCal e iChat já estão prontos para usar a substituição de texto, é só ativar o botão direito do mouse seguindo os passos acima. Se estiver no Safari, use o campo de comentários aqui do Tecnoblog para testar. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Goncalves
O navegador Opera já usa esse recurso.
Rodrigo Muniz
Na verdade os atalhos existem no teclado. É só pressionar Option e a tecla 2, ou a tecla 3 para que fica sobrescrito. Experimente também outras combinações.
Hernani
Atalhos salva vidas
bondbruno
O problema que eu vi aqui é que vc tem q ficar ativando a Substituição de texto em todas as caixas de texto que for usar. Por exemplo, fiz aqui na caixa de texto de comentários, blz. Fui fazer na caixa de busca do safari ali em cima, tive que ativar tbm…
bondbruno
Ótima dica!!! Até que enfim tenho um atalho pra fazer números sobrescritos (² ³ …) no Mac! Acho o cúmulo o teclado da Apple não ter atalho pra isso até hoje… Valeu mesmo!
André
copiou do msword, e deixou nativo do sistema. igual tio bill fez quando copiou do mac, décadas atrás. copia, e adapta. mas é copia do mesmo jeito. a diferença é que qdo tio jobs faz, as gazelas batem palma e acham lindo e correto. quando tio bill faz, vaias.
@re_gasoto
Po, bacana, nao sabia desse recurso. Agora vou ter q ponderae entre usar o safari e o chrome de novo.... Quanto ao telemarketing, acho dificil que eles disponibilizem macs para as atendetes ;)
? Cláudio Wandscheer
Obrigado pelas dicas.
Rafael
"popular e ótimo navegador Google Chrome" haham cláudia senta lá
Gabriel Oliva
Função muito boa mesmo. Quero um Mac T_T²
Guilherme
O tio Trabalhos sim :P
Rodrigo Muniz
Não nos responsabilizamos pelo uso que será dado ao recurso. :P
Guilherme
Agora eu sei de onde vem as respostas automáticas de telemarketing online. Tsc, tsc, tsc.
Bruno Gall
Mais uma coisa que faz meu Windows ficar se fu****, quero um Mac T.T
Juarez Lencioni Maccarini
Coincidência? Sei… ;D
Exibir mais comentários