Ter o laptop roubado é um pesadelo que assombra não só os donos de MacBooks, principalmente num país como o Brasil, onde a maioria conhece pelo menos uma pessoa que já foi assaltada. Mas no caso dos Macs a coisa é um pouco mais dramática, já que os preços dessas belezas são acima da média dos PCs e o prejuízo é sentido com mais força.

Enquanto o problema social não é resolvido, temos alternativas para pelos menos tentar ajudar a polícia a localizar o hardware. Há algum tempo que existem soluções de softwares pagos para esse tipo de serviço. Mas e se esse aplicativo fosse open source e também um serviço gratuito tão bom quanto os pagos? A resposta para essas perguntas é o Prey. Com ele é possível não só rastrear o seu MacBook por meio de triangulação Wi-Fi, como ter acesso a screenshots, histórico dos IPs das redes onde o computador foi conectado e até foto do novo dono tiradas pela webcam.

Tutorial

Faça o download e instale o aplicativo. Na primeira execução ele irá pedir para escolher que tipo de configuração você vai usar. Pela configuração padrão todos os dados coletados do seu Macbook vão para o site deles num painel de controle, e esse é o tipo mais fácil e prático.

Se você se considera uma pessoa que entende de configurações avançadas e de servidores de e-mails, é só escolher a opção Prey Standalone (Advanced users only).

Em seguida crie sua conta gratuita no serviço e estará quase tudo pronto. Você só precisa abrir sua caixa de entrada, para confirmar seu cadastro clicando no link que chegará por e-mail. Ao fazer login você será levado direto para o painel de controle onde estão listados seus aparelhos com o Prey instalado.

A conta gratuita dá suporte a até 3 aparelhos. É nesse painel de controle que você vai poder marcar o MacBook como desaparecido se o pior acontecer (esperamos que não, claro). É só clicar no nome do computador; nas configurações que serão abertas marque Missing como Yes e configure a frequência com que os relatórios serão gerados. Eu escolhi para atualizá-los a cada 5 minutos. Clique em Save changes.

Enquanto o primeiro relatório não é gerado, vamos ativar alguns módulos interessantes. Na mesma tela do painel vá até o link Modules, na barra preta (como mostra a imagem a seguir).

Na primeira coluna você pode ligar o monitoramento da rede no campo Network, dar uma espiada na sessão aberta pelo malfeitor com screenshots, ver a lista dos arquivos modificados e aplicativos abertos ligando as opções no campo Session. E também pode ligar a localização geográfica e a opção de foto tirada com a webcam.

Na segunda coluna você pode interagir remotamente com a máquina, ativando um alarme sonoro, exibindo um alerta de texto, mudar o wallpaper, fechar aplicativos e até excluir os dados de programas como Safari, Google Chrome, Firefox e até suas senhas armazenadas no Keychain.

A tela de relatório é a seguinte:

O Prey também tem versões para Linux, Windows e Android. Ou seja, são poucas as desculpas para não usar o aplicativo/serviço. Agora você só precisa rezar para que a polícia do seu bairro saiba o que é IP e Wi-Fi quando você informar que tem todos esses dados. E por favor, não tente encontrar o seu Mac por conta própria.

Ah, o Lifehacker fez um vídeo bem bacana com o programa, veja:


(YouTube)

Com informações: Lifehacker

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Homero Troiano

Vendi meu macbook pro e foi desviado no caminho, consigo localizar pelo numero de serie na nota fiscal ou algum outro numero, pois nunca liguei o note... alguma luz por favor.

Victor Hugo
Recuperou?
App Cell
é amigo dá certo sim, mais é só formatar o Mac reinstalar o OsX e já era! não ratreia mais!!!abraços
Ale Mignone
Só uma duvida. Instalei o programa e configurei etc. Caso o aparelho ( no caso o meu ) macbook seja roubado. Onde eu devo ir pra rastrear? Entrar no site ? Quais são os procedimentos em caso de roubo tendo o programa instalado?
Ro Gui
Utilizo o Vuwer que tirou fotos do suspeito. Que tal uma ajuda para encontrar meu Macbook Roubado, criei até um blog pra divulgar a foto do suspeito. http://macbook-roubado.blogspot.com/ Compartilhem, divulguem. Obrigado
@tailamr
0-0 Baixando nowwwwwwwwwwwww!!!!!!!!!!!!
mirko
testei o programa, ele é bem funcional e trás boas opções de configuração porem nos dois dispositivos que testei, a geolocalização (que é uma das coisas mais importante) não funcionou, alguma dica para melhorar isso?
Elen
Boa noite meu tablet acer foi furtado à 3 horas em manaus de dentro do meu carro ele tem windows é novíssimo tem como rastrear esse tipo de aparelho? por favor me ajude aguardo respostas. Att, Elen Farias
Cauê
Tem pra Windows Também... ¬¬
@odilon_1994
tomara que nunca aconteça isso comigo de ter o notebook roubado ainda porcima que o meu e da apple
Thiago Soares
Além da possibilidade de formatação, como utiliza uma tecnologia GSM se for colocado dentro de uma maleta de notebook preparada com alumínio por dentro, você esquece. Já era! Criatividade nos bandidos é o que não falta, infelizmente! Abs.
Thiago Sabaia
:)
Rafael Arcanjo
E o avira que detecta ele como virus ? o.O
Turdin
É, por isso que deve ser uma boa idéia criar um usúario secundário, só para deixar o ladrão acessar seu notebook... Ai ele não tem acesso aos seus dados, mas pode usar o notebook, e então vc consegue rastrea-lo ^^
@fabianolouzada
Se o notebook tem senha de logon, com certeza o primeiro passo do ladrão/receptador será formatá-lo.
Exibir mais comentários