Início » Finanças » O que é o Pix Cobrança?

O que é o Pix Cobrança?

O que é o Pix Cobrança e qual é a diferença dele para o Pix Comum? Entenda como funciona a alternativa do Pix para boletos

Bárbara Chieregate Por

Depois da chegada do Pix, que facilitou a vida de muita gente com as transferências financeiras gratuitas e instantâneas, o Banco Central implementou o Pix Cobrança. A modalidade substitui o código de barras por QR Code e permite cobranças para pagamento futuro. Na prática, é uma alternativa ao boleto bancário.

O que é o Pix Cobrança (Imagem: Divulgação / Banco Central)

O que é o Pix Cobrança? (Imagem: Divulgação / Banco Central)

❗️ Atenção: Ainda estamos em uma fase de transição do Pix Cobrança. De 14 de maio até 30 de junho de 2021, as instituições participantes do Pix são obrigadas apenas a possibilitar leitura de QR Code para pagamento na mesma data. As empresas que aderirem ao Pix Cobrança só terão que oferecer pagamento com data futura — ou seja, permitir que o pagamento seja agendado — a partir de 1º de julho.

O Banco Central concedeu esse período de teste para que as empresas tenham um tempo de teste e adequem seus sistemas a todos os detalhes da modalidade.

O que é o Pix Cobrança?

O Pix Cobrança é uma ferramenta do Banco Central que permite gerar um QR Code para pagamentos futuros ou imediatos. Funciona como uma alternativa ao boleto bancário, mas com o QR Code no lugar do código de barras. Ele pode ser usado por fornecedores, lojistas, prestadores de serviços e outros usuários, seja em pontos de venda físicos ou e-commerces.

Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Pagamento via Pix (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Como ele funciona?

Como o valor do Pix Cobrança é compensado automaticamente após o pagamento, a opção se torna mais vantajosa que o boleto, que pode demorar até três dias para ser processado.

Assim como no boleto, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa e descontos. Se você criar um Pix Cobrança com data de vencimento, por exemplo, e a pessoa pagar após esse período, os juros estarão inclusos no valor final.

Pix x Pix Cobrança

A principal diferença do Pix Cobrança para o Pix comum é a possibilidade de criar um QR Code para uma data futura, e não apenas pagamentos imediatos.

Essa era uma função muito esperada pelos usuários após a implementação do Pix, mas só se tornou realidade com a chegada da opção Cobrança. Com o Pix, os usuários podiam fazer uma transação instantânea, mas não conseguiam agendar ou criar uma data de vencimento. A chegada do Pix Cobrança mudou esse cenário.

Com informações: Nubank, Agência Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando