Como desbloquear o Marketplace do Facebook

Restrição e punição; saiba como desbloquear o Marketplace do Facebook e possíveis motivos para suspensão do uso da loja

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
Como desbloquear o Marketplace do Facebook (Imagem: Facebook/Divulgação)
Como desbloquear o Marketplace do Facebook (Imagem: Facebook/Divulgação)

A ferramenta é gratuita e muitos vendedores têm utilizado para efetuar seu trabalho, mas o uso deve ser conforme as regras estipuladas pelo Facebook. Veja abaixo, como desbloquear o Marketplace do Facebook, quais são os motivos que levam e tipos de bloqueio ao acesso da ferramenta. Recorrer só vale a pena em casos de injustiça comprovada.

Bloqueio no Marketplace do Facebook

Antes de pensarmos como deve ser feito o desbloqueio, é importante entender quais os tipos de bloqueios e motivos por trás da restrição.

Bloqueio temporário

O bloqueio temporário ao Marketplace do Facebook dura algo em torno de 3 semanas, mas é variável de acordo com a infração ou investigação que está sendo feita. Geralmente, é por uma falta leve no que diz respeito às normas de utilização, ou excesso de denúncias sobre o perfil.

Bloqueio permanente

Este tipo de bloqueio ocorre por infrações graves e desrespeito claro às normas de utilização da ferramenta, principalmente, vendas de produtos que não devem ser comercializados na plataforma. Em poucos casos, acontece o bloqueio por denúncias.

Como desbloquear o Marketplace do Facebook

Agora, vamos a um outro ponto ligado diretamente à possibilidade de liberação do Marketplace do Facebook. Vamos focar apenas no bloqueio permanente, já que o temporário se encerra automaticamente.

Solicitar análise

No caso de bloqueio permanente, esse é o primeiro passo para ter o acesso do usuário restaurado. São possíveis, até 3 análises junto ao suporte do Facebook.

Meios legais

Não existe uma cartilha de como agir para recuperar o acesso por meios legais, mas uma coisa é certa, assim como a alternativa anterior, o usuário precisa ter a plena convicção de não ter quebrado as regras de uso. Por isso, antes de fazer os passos, releia as regras para utilização do Marketplace do Facebook.

Alguns vendedores, que tiveram seu acesso bloqueado de modo permanente, mas não quebraram as regras de uso, efetuaram denúncia sobre a injustiça no site do “Reclame Aqui”. Após contato direto via telefone com a equipe da plataforma, a punição foi revogada. 

Como desbloquear o Marketplace do Facebook (Imagem: Reclame Aqui/Divulgação)
O Reclame Aqui funcionou em casos de injustiça (Imagem: Reclame Aqui/Divulgação)

Veja bem, nessas situações os vendedores estavam sendo injustiçados e a plataforma reconheceu, liberando novamente seu acesso.

Desbloqueio após quebrar regras de uso

Aqui o caso é completamente diferente, o usuário quebrou, intencionalmente ou não, alguma regra de uso do Marketplace do Facebook. Nessas situações, não existe forma de reverter o banimento. Sim, é isso mesmo, o perfil que não respeitou as regras está banido do Marketplace do Facebook. 

Com essas informações o usuário pode verificar e tentar desbloquear o Marketplace do Facebook. O mais importante é ficar atento às regras de uso da ferramenta para evitar dores de cabeça futuras. Boa sorte.

Com informação: Facebook. 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados