Google I/O 2021 terá Android 12 e mais novidades; veja o que esperar

O Google I/O 2021 será online, entre os dias 18 e 20 de maio; espera-se novidades sobre Android 12, Assistente, Pixel Buds e mais

Ana Marques
Por
• Atualizado há 11 meses
Google (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)
Google (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

O Google I/O 2021 será realizado entre os dias 18 e 20 de maio, desta vez online, devido à pandemia de COVID-19. Ainda assim, o evento promete grandes novidades, com direito a detalhes sobre o Android 12, melhorias para o Google Assistente e outras surpresas focadas em hardware. Se você está ansioso para saber o que nos aguarda daqui a alguns dias, acompanhe a lista a seguir com tudo o que esperar sobre a conferência.

Android 12

Os primeiros rumores sobre o Android 12 surgiram ainda em 2020, e muitos deles foram se confirmando ao longo deste ano. Em fevereiro, o Google lançou a primeira prévia da nova versão do sistema operacional com melhorias em experiência do usuário e em privacidade e segurança, o que inclui maior controle sobre o uso de cookies e mais restrições ao endereço MAC do dispositivo.

Widgets de chat no Android 12 (imagem: reprodução/XDA-Developers)
Widgets de chat no Android 12 (imagem: reprodução/XDA-Developers)

A segunda prévia, liberada em março, trouxe ainda a possibilidade de habilitar o modo compacto, que facilita o uso do celular com apenas uma mão. E em abril, um vazamento revelou mudanças na interface e em alguns recursos, dentre eles o de screenshot, que poderá capturar de forma nativa partes não visíveis da tela, como já é possível em celulares Galaxy, por exemplo.

Espera-se ainda que o Android 12 tenha mais recursos voltados a jogos e multitarefa e otimize o aplicativo de câmera para aproveitar melhor as tecnologias de celulares recentes com muitos megapixels. As maiores novidades devem surgir durante o evento.

Produtos Pixel

O Google também deve aproveitar a ocasião para revelar os Pixel Buds A, fones de ouvido mais baratos da empresa. Os dispositivos já foram alvos de muitos vazamentos nos últimos meses, aumentando a expectativa sobre um lançamento próximo.

Alguns rumores menos fortes sugerem ainda o lançamento de um Google Pixel 5a compatível com 5G. Talvez o Google resolva deixar esse anúncio para o segundo semestre, no fim das contas, mas vale a pena ficar na expectativa, de qualquer forma.

Google Assistente

Como já é tradição espera-se que a conferência traga novidades empolgantes para o Google Assistente. Ao longo do último, o software ganhou diversos controles focados em comandos por voz, expandiu sua integração com aplicativos de terceiros e conseguiu maior autonomia para acessar a Agenda e o Meet em múltiplas contas. Além disso, o assistente também teve seu processo de Rotinas redesenhado para uma melhor experiência no segmento de casa inteligente.

O que está por vir? Não sabemos, mas o Google já revelou que está trabalhando mais intensamente para que seu assistente faça um melhor entendimento de contextos por meio do BERT. Partindo daí, a expectativa é de que anúncios ainda mais interessantes do ponto de vista de IA estejam prestes a surgir.

LG K51S com Google Assistente
Google Assistente (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Wear OS

Muito se fala ainda a respeito do Wear OS. O Google lançou uma atualização para seu sistema recentemente, oferecendo compatibilidade com o Gboard para facilitar a digitação em pequenas telas sensíveis ao toque.

Some isso ao fato de que a empresa também está aceitando feedback de usuários e, é claro, vale mencionar a compra da Fitbit. Parece um cenário apropriado para um anúncio em wearables, certo? Vamos esperar para ver o que acontece. Talvez o Google ainda espere um pouco e apenas apresente um smartwatch Pixel em alguns meses.

De qualquer forma, há rumores recentes sobre a chegada do Wear OS ao Samsung Galaxy Watch 4, o que nos deixa esperançosos por algum detalhe sobre a plataforma durante o I/O 2021.

E o que mais?

A lista de outras novidades que seriam bem-vindas para o evento deste ano inclui a chegada do Stadia ao Chromecast com Google TV, bem como a integração do dongle com o Nest Audio.

Também há a chance (ainda que pequena) de que a empresa resolva finalmente fazer algum tipo de anúncio relacionado ao seu processador Whitechapel, previsto para estrear com o Pixel 6.

Para conhecer, em detalhes, tudo o que o Google tem para apresentar, é só ficar ligado na cobertura do Tecnoblog nos próximos dias.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados