Início » Celular » Vazamento do Android 12 mostra redesign nas notificações e widgets

Vazamento do Android 12 mostra redesign nas notificações e widgets

Android 12 deve receber mudanças no visual de notificações e mais; novidades do sistema podem ser reveladas nesta semana

Bruno Gall De Blasi Por

Falta pouco para o Google I/O 2021, evento onde o Google deve revelar as novidades do Android 12 ao público. Mas o possível design da nova versão do sistema operacional deu as caras em imagens vazadas com grandes mudanças no visual das notificações, widgets e mais. É o que mostra Jon Prosser, do canal Front Page Tech, neste sábado (15).

Celular Android (Imagem: Sebastian Bednarek/Unsplash)

Celular Android (Imagem: Sebastian Bednarek/Unsplash)

Os detalhes sobre o sucessor do Android 11 foram demonstrados em três momentos. No primeiro, o vídeo apresentou um slide com a pergunta “o que há de novo?” no título. A resposta aparece em tópicos: “uma bela experiência nova”, “proteções de privacidade e segurança mais fortes” e “todos os seus dispositivos funcionam melhor juntos”.

Slide vazado sobre o Android 12 (Imagem: Reprodução/Front Page Tech/YouTube)

Slide vazado sobre o Android 12 (Imagem: Reprodução/Front Page Tech/YouTube)

As partes do sistema que devem ganhar uma nova cara foram reveladas depois. Em uma imagem, que traz algumas edições de Prosser, há possíveis elementos visuais do Android 12, como os novos widgets para previsão do tempo, relógio e reprodução de músicas. Os controladores de volume e brilho também devem passar por mudanças.

A demonstração se encerra com um vídeo vazado com uma prévia do novo sistema do Google. As imagens demonstram um novo indicador de notificações em formato de pílula, localizada no canto superior esquerdo da tela. A central de avisos, o teclado e a tela de bloqueio também surgiram com alterações no design.

Android 12 deve trazer mudanças no visual (Imagem: Reprodução/Front Page Tech/YouTube)

Android 12 deve trazer mudanças no visual (Imagem: Reprodução/Front Page Tech/YouTube)

Android 12: o que esperar?

O Android 12 está cotado para ser anunciado pelo Google durante o Google I/O. Espera-se que a nova versão do sistema operacional traga mudanças no visual, conforme revelado desde fevereiro. Entre as novidades, está um widget chamado “Conversas” (tradução livre), que tende a reunir mensagens não lidas, ligações perdidas e afins.

Melhorias de privacidade e segurança também são aguardadas no sucessor do Android 11. Além disso, o sistema também deve contar com compartilhamento de senha Wi-Fi, modo de jogo e melhorias no Picture-in-Picture (PiP). O App Pairs, para otimizar a multitarefa, é outro recurso aguardado.

Android 12 deve trazer mudanças no indicador de notificações (Imagem: Reprodução/Front Page Tech/YouTube)

Com informações: Android Police, Front Page Tech (YouTube) e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Tá muito lindo… uma pena q nem o Google seguirá as novas guidelines

Brad da Silva (@Brad_da_Silva)

Impressionante que sempre criticavam o iOS por não ter widgets (mesmo os do Android oficial serem bem feios e escassos) e bastou a Apple lançar pro sistema dela que Google resolveu dar atenção e se “inspirar” nos do iOS.

Já que ta se inspirando demais, poderia aproveitar e refazer esses ícones redondos que são tenebrosos de feios e sem criatividade.

@FastSloth87

Lá fica os status, Wi-Fi, operadora, Bluetooth, etc. Eu acho que eles poderiam parar de tentar esconder o buraco da câmera e “abraça-lo” com a pílula do sistema, fiz um Photoshop rápido pra tentar ilustrar:

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Os ícones são adaptáveis desde o Android 8 e vários aparelhos já permitem mudar o formato dos ícones desde então, inclusive os Pixels…

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Ficou muito lindo! Só n sei se vão usar isso… devem deixar uma pílula separada…

De quaisquer forma, n sei se todas as fabricantes vão aderir ou até se o Google vai manter a pílula como solução única.

Eu, particularmente, prefiro ligar a tela e já ter a notificação exposta lá. A Samsung tem a opção de manter os ícones, similar à essa solução, e n é muito prático pra ler mensagens.