Um já tradicional estudo sobre a banda larga no mundo foi publicado pela escola de negócios da Universidade de Oxford. Em xeque, o alcance e a qualidade das bandas largas de diversos países. No entanto, não se anime muito: as melhores bandas largas do planeta estão localizadas do outro lado do mundo, lá na Ásia. E os coreanos são os sortudos quando o assunto é acesso à internet.

Skavurzka!De acordo com o estudo, a Coreia do Sul, Hong Kong e o Japão são os “países” que devem comemorar a banda larga que oferecem para seus cidadãos. Coloco “países” entre aspas porque Hong Kong é, na verdade, uma região administrativa especial da China. Junto a mais 11 países, essa é a tropa de elite da banda larga mundial, que está pronta para as “aplicações do amanhã”.

Para a Cisco, esse termo é usado como referência aos futuros usos da internet, que vão demandar mais banda e maior qualidade. Um exemplo claro de “aplicação do amanhã” é  o streaming de vídeo em altíssima definição (1080p).

Mas e o Brasil? Nós estamos mal das pernas. Nosso país foi classificado como no estágio de eficiência na banda larga. É um estágio intermediário, rumo ao estágio de inovação, do qual também fazem parte a China, a Colômbia e a Costa Rica. Nossas conexões são suficientes para as necessidades das aplicações de hoje, mas aquém do que é necessário para um futuro próximo.

O estudo foi bancado pela Cisco, empresa global que vende soluções de tecnologia para redes.

Com informações: The Next Web. Imagem: Flickr DeclanTM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro
Pra mim, a telecomunicação como um todo no Brasil é uma piada. Taxas absurdas e inexplicáveis de assinatura de telefone fixo, telefonia móvel de péssima qualidade e cara, internet móvel extremamente precária e internet fixa na qual só é garantida 10% da velocidade nominal. Ou seja, você tem uma internet de 1mb mas está baixando a 13kb/s? Senta e fica na tua, que tá estipulado no contrato. (y) Palhaçada.
Hernani
Eu diria Infra, afinal, é o que falta par o Brasil ter maiores velocidades
Hernani
é até normal, a anos esses países não saem do topo
Renyer
Aliás, eu acho que nem existe lei para a internet no Brasil
Renyer
Nosso país é uma piada. E não existe nenhuma lei para impedir as operadoras de chamar uma conexão de 500 kbps de banda larga.
kylefurtado
Eles tem a banda larga, mas nosso país é rico em bunda larga. * BA DUM TSS*
Tiago Minasi
O que seriam em valores essa velocidade de banda? 10Mb? 50Mb? 100Mb?
@Swdezerbelles
Ahhh! como são sortudos esses asiáticos..
Thássius Veloso
Abaixo, inferior.
@gmtandi
Não entendi o "aquém" na ultima linha do penultimo paragrafo ;D
Adriano
Na Finlândia o acesso a banda larga de 1Mb é garantido por lei e eles prometem 100Mb até 2015. Busca no Google: finlandia+banda+larga Ai é só ler as primeira noticias.
Adriano
No Brasil, tudo que não é menor que internet discada é considero banda larga, ou seja, 64kbps é "banda larga", além disto, aqui é utilizado infra-estrutura antiga para a transmissão. Nestes paises a transmissão é tudo feita por fibra óptica e/ou 4G.
Breno Brito
hahahahha!
Marcell Almeida
Sempre 10 anos atrás.. sempre.
Onisciente
Esses asiáticos... querendo compensar o pinto pequeno com uma banda larga gigante...
Exibir mais comentários