Android 12 Beta é liberado com foco em privacidade e visual Material You

Android 12 no Google I/O 2021: nova interface Material You, desempenho mais rápido e privacidade na câmera e microfone

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

A conferência Google I/O 2021 trouxe mais novidades sobre o Android 12, algumas das quais vazaram nas últimas semanas: o sistema operacional vai receber “a maior mudança de design de sua história”, segundo a empresa, graças ao Material You. Há também mais recursos de privacidade, incluindo um controle que barra todos os aplicativos de acessarem a câmera e o microfone.

Celulares da linha Google Pixel já podem baixar o Android 12 Beta, é claro. Modelos de outras marcas também são compatíveis, incluindo da Asus, Nokia, OnePlus, Realme, TCL e Xiaomi. Confira abaixo o que há de novo no sistema móvel do Google.

Android 12 e nova interface Material You

O conceito do Material You é um design que seja “pessoal para cada estilo, acessível para todas as necessidades, e adaptáveis ​​para cada tela”. Parte disso é alcançado através de cores: o Android 12 vai pegar os tons dominantes do seu papel de parede, combiná-los com tons complementares e aplicá-los em todo o sistema, incluindo a tela de notificações, tela de bloqueio, controles de volume e widgets.

Notificações no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Notificações no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

O visual na tela de notificações está diferente, trazendo cores baseadas no seu papel de parede e controles rápidos maiores (que podem ser personalizados). Aqui, você também poderá acessar os cartões do Google Pay e controles de casa conectada. E agora, o botão liga/desliga servirá para ativar o Google Assistente – basta mantê-lo pressionado e dizer seus comandos de voz.

As transições ficaram mais fluidas, e há algumas animações novas: por exemplo, se você descartar todas as notificações na tela de bloqueio, o relógio vai aumentar de tamanho para deixar claro que não há mais nada para ver ali.

Widgets no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Widgets no Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Os widgets também receberam bastante atenção do Google (finalmente!). Eles ganharam novos controles interativos como caixas de seleção e botões de rádio; adotaram cantos arredondados e layouts responsivos para diferentes tipos de telas; e receberam APIs de cores dinâmicas para criarem uma aparência personalizada e consistente. Vai ficar mais fácil adicionar um widget à tela inicial graças a um seletor aprimorado e a uma integração com o Google Assistente.

Tudo isso faz parte da experiência Material You: cores, formas, luzes e movimento. Esse paradigma de design vai permear o Android e outros produtos do Google no futuro, em uma transição que deve durar alguns anos. Ele estará presente inicialmente nos celulares da linha Pixel.

Android 12 traz recursos de privacidade

Há também um foco em privacidade: o novo Painel de Privacidade (Privacy Dashboard) mostra as permissões dadas a cada app, quais dados estão sendo acessados, com que frequência e por quais aplicativos. Aqui, também é possível revogar essas permissões facilmente.

No canto superior direito da tela, surgirá um indicador quando um app estiver usando a câmera ou o microfone, tal como já acontece nos iPhones. Mas o Android 12 vai além: você pode tocar em um botão para impedir que todos os apps acessem seu microfone ou câmera.

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Outra novidade inspirada na Apple: você pode escolher quais apps acessam sua localização precisa, e quais vão receber apenas a localização aproximada – tal como widgets de previsão do tempo.

E temos uma adição bacana chamada Android Private Compute Core, uma área do Android 12 na qual todo o processamento de áudio e idioma ocorre no dispositivo, sem depender da nuvem. Isso será usado por recursos do Google como Live Caption, Now Playing e Smart Reply; ele também estará disponível para outros desenvolvedores.

Quanto ao desempenho, o Google afirma ter reduzido em 22% o tempo de CPU necessário para os serviços principais do sistema, liberando recursos para os aplicativos. E para poupar a bateria do celular, o Android 12 também usa 15% menos os núcleos de tarefas pesadas, que consomem mais energia.

Como baixar o Android 12 Beta

O Android 12 Beta 1 foi liberado nesta terça-feira (18) para a linha Google Pixel e outros celulares. Essa versão está (ou estará) disponível para os seguintes modelos; confira mais detalhes neste link:

  • Asus Zenfone 8 (ZS590KS)
  • Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G), 5
  • Nokia X20
  • OnePlus 9 e 9 Pro
  • Oppo Find X3 Pro (CPH2173)
  • Realme GT
  • Sharp Aquos R6
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Camon 17
  • Vivo iQOO 7 Legend
  • Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G (China)

A versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.

Linha do tempo para o Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Linha do tempo para o Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados