Início » Aplicativos e Software » 7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura [Android e iPhone]

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura [Android e iPhone]

Evitando problemas, veja 7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura, seja em dispositivos Android ou no iPhone

Leandro Kovacs Por

Parece uma tarefa bem simples trocar mensagens pela rede social mais utilizada para comunicação. De fato, é bem simples, mas algumas dicas para se manter seguro podem melhorar a confiança no uso do app. Veja abaixo, 7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura, seja nos smartphones com sistema Android ou no iPhone da Apple.

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Anton/Pexels)

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Anton/Pexels)

1. Cuidado com os Backups

O WhatsApp permite que você faça backup de suas mensagens e mídias no Android e iOS. Este é um recurso muito bom, pois permite que o usuário recupere mensagens apagadas, acidentalmente, do WhatsApp.

Existe um backup local no seu dispositivo, além de um backup baseado em nuvem. No Android, pode-se fazer backup dos dados do WhatsApp no ​​Google Drive. Se estiver usando um iPhone, o destino do backup é o iCloud. Esses backups contêm as mensagens descriptografadas do seu dispositivo. É aí que mora o perigo.

Um dos supostos benefícios da criptografia é, para o bem ou para o mal, ser capaz de impedir que o governo e a aplicação da lei acessem seus dados e mensagens.

Como o backup não criptografado é armazenado em um dos dois provedores de armazenamento em nuvem baseados nos EUA, bastaria um mandado e teriam acesso irrestrito às suas mensagens.

Portanto, para manter a eficiência de segurança da criptografia de ponta a ponta, não faça backup de suas mensagens na nuvem.

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Evite os backups automáticos (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

2. Status do WhatsApp

Por muitos anos, o recurso de status do WhatsApp, uma breve linha de texto, era a única maneira de divulgar o que estava fazendo. Isso se transformou em WhatsApp Status, um clone do popular recurso Instagram Stories.

Porém, facilmente o usuário pode configurar e restringir quem pode ver seu Status no WhatsApp (contatos bloqueados não conseguem ver).

Navegue para “Configurações” → “Conta” → “Privacidade” → “Status” para escolher três opções de privacidade para as atualizações de status: “Meus contatos”, “Meus contatos exceto” e “Compartilhar com”.

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Deixe o Status somente para contatos próximos (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

3. Não clique em links no WhatsApp

É crucial ao usar o WhatsApp, ou qualquer outro aplicativo, estar ciente dos golpes comuns, como malware, catfishing, dinheiro fácil, spyware e roubo de arquivos. O indicado é não clicar em links de nenhuma espécie no app, mesmo se enviados por seus contatos, confirme o envio antes de acessar.

Para aumentar a segurança, ative as “Notificações de Segurança” em “Configurações”, que enviará um alerta se, por algum motivo, seu código de segurança mudar.

4. Ative verificação de duas etapas do WhatsApp

Outra maneira de aumentar a segurança é usar a verificação em duas etapas do WhatsApp, e lembrar de nunca compartilhar o seu código de verificação de 6 dígitos. De nada adianta criar uma nova barreira de segurança se ela for compartilhada com terceiros.

5. Deixe o seu perfil como privado

Defina seu perfil como privado, simples assim, outros usuários que não são seus contatos ficam sem acesso ao nome, informações nem a foto do perfil do usuário. Essas informações só poderão ser acessadas pelos seus contatos, o que é mais seguro.

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Perfil privado atrapalha comunicação maliciosa (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

6. Crie proteções extras no dispositivo

Proteja o acesso físico ao seu telefone ou laptop que utilize o WhatsApp, seja com identificação facial, impressão digital ou uma senha. Essa medida de segurança não serve somente para o app de mensagens, mas para todos os seus dispositivos, eles são pessoais e não devem ser acessados sem a sua supervisão.

7. Cuidado com remetentes desconhecidos

Não abra, de forma alguma, a famosa “mala direta” tão utilizada na última grande guerra das fake news, o ideal é bloquear e denunciar mensagens de estranhos ou spammers.

Nunca compartilhe informações pessoais com pessoas que não conheça, parece chato, mas no ambiente virtual é mais fácil se passar por outra pessoa que na vida real.

7 dicas de como usar o WhatsApp de forma segura (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Spam deve ser denunciado (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Lembrando dessas dicas, ficará tranquilo usar o WhatsApp de forma segura mesmo não sendo tão expert. O que deixa a experiência de uso do app de mensagens segura é o bom senso, na maioria dos casos. Boa sorte.

Com informação: WABetainfo, McAfee.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando