Windows 10X é cancelado e Microsoft explica os motivos

O Windows 10X nasceu para aparelhos diferentes, depois mirou em PCs mais simples antes de ser descontinuado pela Microsoft

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 10X (Imagem: divulgação/Microsoft)

Windows 10X (Imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (18) que o Windows 10X é um sistema operacional já cancelado, ao menos neste ano. A gigante do software acredita que esta versão alterada de seu mais conhecido produto deveria chegar nas mãos de mais pessoas e justamente por isso resolveu não levar adiante seus planos de lançamento para 2021.

A publicação aconteceu no final de uma postagem da própria empresa em seu blog, onde anuncia a chegada da atualização May 2021 para o Windows 10. “Após um ano inteiro de exploração e conversas com os clientes, percebemos que a tecnologia do Windows 10X poderia ser mais útil em outros meios e em mais consumidores do que imaginávamos originalmente”, comenta a Microsoft.

“Em vez de lançar um produto chamado Windows 10X para o mercado em 2021 como pretendemos originalmente, estamos aproveitando os aprendizados de nossa jornada até agora e acelerando a integração da tecnologia fundamental do Windows 10X em outras partes do Windows e produtos da empresa”, complementa a companhia.

Não está claro se o cancelamento do lançamento envolve apenas este ano, ou se ele é definitivo e a morte do Windows 10X já aconteceu. Por outro lado, a gigante do software comentou que partes do Windows Defender Application Guard no programa Windows Insider contam com tecnologias deste sistema, o mesmo vale para a experiência de usuário para transformar voz em texto, um novo teclado virtual, cores, sons e até animações.

Windows 10X poderia competir com o Chrome OS

O Windows 10X não nasceu como um sistema operacional mais tradicional, mas sim como a escolha da Microsoft para entrar em um mercado com telas diferentes, como aparelhos de dois displays. Pouco tempo depois as ideias mudaram e ele passou a focar em dispositivos mais tradicionais.

O sistema operacional rodaria os programas do Windows, mas depois passou a abandonar essa ideia para colocar apenas aplicações nos moldes do Windows RT e Windows 10S – ambos falharam no passado. Em outro momento o visual do próprio Windows 10X pegou carona na simplicidade utilizada pelo Google com o Chrome OS – principalmente na capacidade deste sistema rodar em hardwares tão simples.

A morte do Windows 10X não chega a ser uma surpresa muito grande, já que no começo de maio alguns boatos já ventilaram seu cancelamento. Neste mesmo momento estes rumores indicaram a presença de aspectos deste sistema operacional dentro da versão Sun Valley do Windows 10, como um menu Iniciar renovado, junto de sons, ícones e fontes modernizadas.

A Microsoft não comentou para qual versão do Windows 10 serão migrados estes aspectos tecnológicos do Windows 10X, mas como alguns já estão dentro do programa Windows Insider, é bem provável que estes rumores estavam certos.

Com informações: Microsoft e XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados