Google I/O 2021 teve Android 12 Beta, Wear OS, LaMDA e mais; veja o resumo

Perdeu a abertura do Google I/O 2021? Reunimos tudo o que a empresa apresentou nesta terça-feira (18) durante o evento online

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google I/O 2021 (Imagem: Reprodução/YouTube)
Google I/O 2021 (Imagem: Reprodução/YouTube)

O Google I/O 2021 teve início nesta terça-feira (18), com a apresentação de diversas novidades em softwares e recursos de privacidade. Entre os destaques, estão o tão aguardado Android 12 Beta, o Wear OS reformulado em parceria com a Samsung e o LaMDA, uma tecnologia que permite conversas mais naturais entre humanos e máquinas. Veja, a seguir, tudo o que foi revelado na conferência do Google.

Android 12 Beta com Material You

O anúncio mais aguardado do dia era o do Android 12 Beta, e esse foi um dos últimos tópicos abordados durante a conferência desta terça. Muitas novidades sobre a próxima versão do sistema já haviam vazado na web, mas o que chamou a atenção mesmo foi o Material You, que de acordo com o Google, vai proporcionar a “a maior mudança de design da história” do Android.

Com a nova interface, o Android 12 promete entregar um estilo único para cada personalidade. Para isso, o sistema poderá reconhecer a paleta de cores correspondente ao seu papel de parede e aplicá-la a todo o sistema, tornando tudo visualmente mais interessante e harmônico.

O Google também quer que o novo layout seja mais acessível, e está trazendo controles rápidos maiores, com possibilidade de personalização. Há ainda mais recursos para os widgets, incluindo caixas de seleção e botões de rádio. Você pode ver mais detalhes em nosso artigo completo sobre o Android 12 Beta.

E já que estamos falando sobre Android, vale lembrar que o Google tem novos planos para smartphones: permitir que eles sejam usados como chaves de carro por meio da tecnologia UWB (ultra wideband).

O recurso funcionará inicialmente com alguns celulares Pixel (provavelmente o Pixel 6, já que nenhum modelo lançado até aqui tem suporte a UWB) e também alguns modelos Samsung Galaxy. A primeira empresa parceira no setor automobilístico é a BMW.

Google e Samsung apresentam novo Wear OS

Ainda falando sobre sistemas operacionais, o Google oficializou a parceria com a Samsung para a remodelação do Wear OS, plataforma para smartwatches e outros dispositivos vestíveis. Com a novidade, as empresas prometem unificar o antigo Wear e o Tizen, incluindo ainda recursos de saúde e bem-estar da Fitbit, comprada recentemente pelo Google.

O novo Wear OS é até 30% mais rápido e também consome menos bateria, devido a otimizações em camadas internas. A plataforma também promete facilitar o desenvolvimento de novos aplicativos e recursos – alguns apps do Google, como o Assistente e o Maps, estão sendo redesenhados para o sistema.

Novo Wear OS (Imagem: Divulgação/Google)

Novo Wear OS (Imagem: Divulgação/Google)

Aliás, o aplicativo de mapas do Google também vai ganhar novos recursos em breve, incluindo rotas com menor quantidade de áreas com freadas bruscas e um modo de realidade aumentada, com mais detalhes para ajudar os pedestres.

O app também passará a adaptar a visualização de acordo com os horários do dia – por exemplo: se você abrir o Maps pela manhã, poderá ver em maior destaque as recomendações de padarias e opções de cafés por perto, enquanto à noite haverá realce para as opções de restaurantes para jantar.

Google Maps com calçadas e faixas de pedestres (Imagem: divulgação/Google)

Google Maps com calçadas e faixas de pedestres (Imagem: divulgação/Google)

Privacidade em foco

O Google está reforçando seus recursos de privacidade, e várias ferramentas neste sentido foram anunciadas durante o Google I/O 2021. Em breve, os usuários poderão ter um maior controle sobre seu histórico de pesquisas, com a possibilidade de apagar rapidamente as buscas recentes com apenas um toque.

O Google Fotos também será contemplado com novidades de privacidade, com direito a uma pasta segura, que poderá proteger imagens com senha ou biometria. Além disso, o gerenciador de senhas ganhou maior integração entre Chrome, Android e iOS, para evitar que usuários comprometam a segurança de seus dados com senhas fracas.

Pasta Segura do Google (Imagem: Reprodução/Google)

Pasta Segura do Google (Imagem: Reprodução/Google)

Google Workspace

Visando atender as demandas do trabalho remoto, o Google Workspace está se tornando mais colaborativo com o Smart Canvas, que pretende tornar ferramentas como o Docs ainda mais flexíveis.

Entre as novidades apresentadas, está a possibilidade de mencionar não somente usuários, mas também arquivos e reuniões por meio do “@”, diretamente da caixa de texto. Outro recurso permitirá importar notas de uma reunião a partir de um convite do Google Agenda.

Além disso, o Google Meet permitirá a transmissão de slides, planilhas ou textos em videoconferências diretamente do Apresentações, Documentos ou Planilhas, pela web.

Saúde e Inteligência Artificial

O Google também está de olho na área médica, e anunciou alguns projetos no campo da saúde e inteligência artificial. Um deles consiste em uma ferramenta de assistência dermatológica que ajuda o usuário a entender problemas com a pele.

O aplicativo baseado na web (que ainda não foi lançado) permitirá que você identifique condições específicas de saúde usando a câmera do seu smartphone, e conta com algumas das mesmas técnicas que detectam doenças oculares diabéticas e câncer de pulmão em tomografias computadorizadas. O Google planeja lançar o piloto ainda este ano.

A empresa também está trabalhando em uma ferramenta baseada em IA para o diagnóstico de tuberculose. O plano é expandir seus esforços por meio de estudos com parceiros na Índia e na Zâmbia nos próximos meses.

LaMDA, Projeto Starline e o futuro

Enquanto algumas das novidades apresentadas no I/O 2021 são pensadas no agora, outras têm objetivos a longo prazo, como o LaMDA (sigla para Language Model for Dialogue Applications). A tecnologia, ainda em fase inicial, permitirá ao usuário conversar com um assistente ou atendente virtual de forma natural, como se fosse um bate-papo com uma pessoa real.

Para aprimorar a capacidade das máquinas de identificar contextos, o Google fez um treinamento com base em diálogos. O projeto é baseado no Transformer, arquitetura de redes neurais apresentada em 2017. Espera-se que assistentes e outros softwares possam usar os princípios de sensatez, especificidade, interesse e factualidade para manter conversas interessantes e pertinentes com humanos no futuro.

Demonstração do LaMDA (animação: divulgação/Google)

Demonstração do LaMDA (animação: divulgação/Google)

E por falar em futuro, encerramos esse compilado sobre o Google I/O 2021 com o projeto Starline, que quer criar uma espécie de janela para outra dimensão (no caso, uma dimensão virtual que parece muito real), para permitir que amigos, famílias e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo quando estão distantes fisicamente.

Projeto Starline (Imagem: Divulgação/Google)

Projeto Starline (Imagem: Divulgação/Google)

Para tornar a experiência o mais realista possível, o Google está pesquisando no campo de visão computacional, aprendizado de máquina, áudio espacial e compressão em tempo real. A empresa afirma ter desenvolvido um sistema de exibição de campo de luz para criar a sensação de volume e profundidade que você teria ao conversar com uma pessoa presencialmente, tudo isso sem a necessidade de óculos AR ou VR.

Por enquanto, o projeto Starline está sendo testado em alguns escritórios do Google, e conta com hardware personalizado e equipamentos altamente especializados. A ideia é que com o tempo a tecnologia se torne mais acessível. O Google promete compartilhar mais informações sobre o assunto no fim de 2021.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados