Código do Android 12 menciona Pixel 6 e celular dobrável do Google

Google Pixel 6 deve ser anunciado com visual remodelado; Google pode estar trabalhando em um celular com tela dobrável

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Pixel 5 (Imagem: divulgação/Google)
Google Pixel 5 (Imagem: Divulgação/Google)

O Android 12 mal chegou e já deixou algumas pistas sobre os possíveis planos do Google para o futuro. O código da nova versão do sistema operacional traz menções ao esperados Google Pixel 6, Pixel 5a 5G e a um suposto celular dobrável da companhia. As informações foram reveladas pelo 9to5Google nesta terça-feira (18).

Os rastros partem de arquivos internos da plataforma que citam os codinomes e modelos de quatro smartphones que a companhia pode apresentar no futuro. Entre eles, estão dois telefones para a linha Google Pixel 6. Os possíveis celulares apareceram com os seguintes nomes internos: “Oriole” (GR1YH) e “Raven” (GF5KQ).

As nomenclaturas são similares ao que foi encontrado pelo mesmo site no ano passado. Em agosto, um documento vazado sugeriu o lançamento de smartphones com os mesmos codinomes no quarto trimestre de 2021. Além disso, outro telefone citado na época também apareceu no código do Android 12: “Passport” (GPQ72).

No documento, o codinome “Passport” é acompanhado pela referência “dobrável”. A menção ao suposto celular surgiu um ano após a aparição de informações preliminares sobre o primeiro smartphone com tela flexível da companhia. Mas, em 2019, falava-se também que a companhia não tinha pressa para lançar o telefone.

Além disso, a nova versão do sistema traz novidades para incrementar o uso de aplicativos em dispositivos com telas flexíveis. É o caso do recurso que ajusta painéis laterais automaticamente que foi adaptado para displays dobráveis. Elementos, como botões e caixas de texto, também foram otimizados para se adaptarem conforme a disposição e o tamanho da tela.

Os arquivos internos do Android 12 ainda citam um quarto dispositivo. Neste caso, trata-se do aparelho de nome interno “Barbet” e modelo G4S1M pode se referir ao esperado Google Pixel 5a 5G. O celular deve ser apresentado ao público neste ano.

Supostos Google Pixel 6 (esquerda) e Pixel 6 Pro (direita) (Imagem: Reprodução/Front Page Tech)

Supostos Google Pixel 6 (esquerda) e Pixel 6 Pro (direita) (Imagem: Reprodução/Front Page Tech)

Google Pixel 6: o que esperar?

Google Pixel 6: esse pode ser o nome da nova geração de celulares do Google. Na semana passada, renderizações de dois smartphones vieram a público sugerindo que os lançamentos da marca terão o visual remodelado. A linha deve ser composta por dois modelos: Pixel 6 e Pixel 6 Pro.

As imagens demonstram os dois telefones com design parecido, mas com algumas diferenças pontuais entre si. Na frente, o furo que abriga a câmera frontal tende a ser movido da lateral esquerda para o centro da tela, como o Galaxy S21. O leitor de impressões digital também deve ser levado para o display.

Outra novidade ficaria pelo módulo de câmera. Em vez da base quadrada, o conjunto fotográfico tende a ser abrigado em um barra na vertical, que vai de ponta a ponta, e tem um relevo notável. Espera-se que o Pixel 6 tenha câmera dupla. O modelo com selo Pro deve ter câmera tripla.

Ainda não há muitas informações sobre a ficha técnica da nova geração de celulares do Google. Algumas apostas giram em torno de um chip da própria empresa, conhecido como Whitechapel. O Google Pixel 6 deve ser anunciado nos próximos meses.

Com informações: 9to5Google e Android Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados