Início » Computador » Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados?

Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados?

Condição de conforto; saiba qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados e como a escolha muda o ambiente

Leandro Kovacs Por

O mais comum no mercado e utilizado pelas pessoas são as versões fechadas, mas não são o único modelo. Veja abaixo, qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados, quais serão as vantagens do modelo aberto em relação ao concorrente? Um ponto já é conhecido, os fones de ouvido aberto geram mais conforto aos ouvidos do usuário, ao longo do texto veremos o motivo, entre outras características de ambos.

Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados? (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados? (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

O que são fones fechados?

São modelos amplamente usados por todos. São tão comuns que caso não saiba que par de fones de ouvido possui, é provável que sejam fechados. Estas são as versões mais comuns enviadas e vendidas ao mundo.

Bons exemplos de fones fechados são o Sony WH-1000XM4, Bose QuietComfort 35 II ou o Sennheiser Momentum 3, com características e valores diferentes, mas todos fechados.

Vantagens

O maior benefício dos fones fechados é que são ideais para serem escutados em público. Apesar de poderem produzir ecos baixos dentro dos fones de ouvido, conforme o som reverbera entre os ouvidos e o dispositivo. Essa reverberação, que é boa em um aspecto, também transforma-os em modelos nem sempre tão confortáveis ​​quanto as versões abertas.

Desvantagens

A desvantagem dos fones fechados é perceptível quando o uso se faz por períodos muito longos. Justamente, o fato de “blindar” o ambiente para manter o som somente ao usuário não dá “refresco” aos ouvidos. As ondas em situações normais, precisam fluir pelo ambiente, a concha fechada mantém o som se debatendo dentro do aparelho e o ouvido.

Dependendo do volume e tempo de exposição, a agressão ao ouvido pode ser tão grande que criará lesões e zumbidos, o que pode ser muito desconfortável.

Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados? (Imagem: Shure/Divulgação)

O SRH840 da Shure é um bom exemplo de fones fechados (Imagem: Shure/Divulgação)

O que são fones abertos?

A frase “costas abertas” é bastante descritiva e dá uma ideia do que esperar nos fones abertos. Literalmente, a concha dos fones de ouvido, a parte que envolve seus ouvidos, permite que o som viaje através das barreiras físicas.

Vantagens

Então, por que alguém iria querer um par de fones de ouvido que emitem sons? São duas razões principais: conforto e amplitude de som. Fones abertos são mais agradáveis ​​de usar por longos períodos de tempo, com o fluxo de ar tornando o sacrifício dos ouvidos menor.

Se pensarmos apenas em qualidade sonora, o design dos fones abertos permite que o áudio se mova livremente, o que dá a sensação de amplitude, como estar na mesma sala onde os músicos estão tocando.

Desvantagens

Existem algumas desvantagens nos fones de ouvido abertos. Como o som não é bloqueado pela concha, fones desse tipo não são bons para ouvir em público. Quem estiver próximo do usuário, conseguirá escutar a mesma coisa que o dono do fone, pode ser incômodo quando pensamos em músicas ou abertura de privacidade em chamadas, por exemplo.

Qual é a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados? (Imagem: Sennheiser/Divulgação)

O HD650 é um dos fones mais aclamados do estilo aberto (Imagem: Sennheiser/Divulgação)

Qual a diferença entre fones abertos e fechados?

Afastando questões de preferências e gostos, os fones de ouvido fechados têm um invólucro (concha) que tenta bloquear o movimento do som, os fones de ouvido abertos não, essa é a diferença básica entre os dois modelos.

Modelos mais conhecidos

Os modelos listados a seguir são de marcas famosas pela qualidade dos seus fones, inclusive para uso profissional. Modelos mais modestos também podem ser encontrados para aquisição, na modalidade aberta ou fechada.

Mais importante do que valores e recursos técnicos, para usuários comuns, é a adaptação ao modelo escolhido para uso, de nada adianta ter um fone poderoso mas que gere desconforto na hora de curtir uma música.

Fechados

  • Audio Technica (ATH-M50x);
  • Sennheiser (HD600);
  • Shure (SRH840).

Abertos

  • Audio Technica (ATH-R70x);
  • AKG (K612);
  • Beyerdynamic (DT990 PRO);
  • Sennheiser (HD650).

Com essas informações, já entendemos a diferença entre fones de ouvido abertos e fechados. Basta o usuário pesar as possibilidades e características e optar de acordo com seu gosto ou necessidades. Boa sorte.

Com informação: TNW

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando