Se nós temos uma organização que efetivamente pensa o futuro da web, é a Fundação Mozilla. Além de desenvolver um dos navegadores mais usados pela comunidade geek, os caras da Mozilla gastam tempo e dinheiro tentando consertar alguns problemas que já temos ou poderemos ter no futuro. A distribuição de web apps, por exemplo… Atualmente está uma bagunça, mas nessa terça-feira eles vieram com uma proposta que pode mudar tudo.

A ideia da Mozilla é muito simples: passou da hora de ter um ecossistema (é assim que eles chamam) que permita uma melhor distribuição dos aplicativos que são desenvolvidos para serem rodados na web. Os web apps, portanto, como o Remember The Milk ou o Google Calendar. Para melhorar essa situação, eles creem que é preciso instaurar uma espécie de padrão na hora de criar e disponibilizar esses produtos, o que eles decidiram chamar de Open Web Apps (qualquer semelhança com Office Web Apps é mera coincidência, creio eu). Mas como vai funcionar?

Primeiro de tudo, seria preciso que os principais navegadores adotassem a ideia. Okay, o Firefox já está garantido. Mas a Mozilla espera que o Internet Explorer, o Chrome, o Safari e o Opera também embarquem nessa jornada. Uma vez que isso esteja confirmado, os desenvolvedores passariam a adicionar determinadas metatags dentro dos seus web apps, com uma identificação de quem é o autor e como funcionam. Mais ou menos como já acontece na App Store da Apple.

Download | Mozilla Firefox
Baixatudo | Mozilla Firefox

Com o apoio dos navegadores e dos desenvolvedores, seria um pulo para oferecer um padrão global na hora de fornecer autenticações dentro de web apps e também de oferecer aplicativos pagos. O navegador poderia contar com uma App Store própria, na qual o usuário adiciona novos aplicativos que decidiu usar. Se for pago, a opção de pagar pelo aplicativo – e posteriormente ter acesso a esse aplicativo – seria exibida pelo próprio navegador.

Modelo de App Dashboard proposto pela Mozilla (reprodução)

Alguns parâmetros já são rascunhados para que os Open Web Apps funcionem. Por exemplo, seriam baseados HTML, CSS e JavaScritpt, para garantir que funcionam em todos os navegadores. A instalação dele seria possível a partir de uma Dashboard no navegador, como a que você na captura de tela acima. Não menos importante, a Mozilla defende que os desenvolvedores possam vender apps diretamente para seus clientes, sem depender de um intermediário (Steve Jobs manda beijos).

Será que a ideia vai para a frente? Para demonstrar o funcionamento do Open Web Apps, a Mozilla colocou no ar uma página especial com as principais funcionalidades que o futuro padrão permitiria. Mas é bom ressaltar: a mesma organização jura de pés juntos que não pretende fazer uma loja de web apps.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados