Início » Jogos » Como jogar Enter the Gungeon [Guia para iniciantes]

Como jogar Enter the Gungeon [Guia para iniciantes]

Veja dicas de como jogar Enter the Gungeon, um rogue-like cheio de humor, masmorras aleatórias e armas insanas

Diego Melo Por

Enter the Gungeon é um jogo de tiro e ação recheado de armas malucas e níveis gerados proceduralmente. Lançado para PC e PS4 em 2016 e para Xbox One e Nintendo Switch em 2017, o jogo é um sucesso entre fãs do gênero roguelike. Confira dicas de como jogar Enter the Gungeon e mandar bem na aventura para encontrar uma poderosa arma capaz de apagar o passado.

Como jogar Enter the Gungeon / Divulgação / Dodge Roll

Enter the Gungeon (Imagem: Divulgação / Dodge Roll)

Como jogar Enter The Gungeon

1. Acostume-se com a mecânica de rolar e atirar

Uma das mecânicas mais importantes de Enter the Gungeon é a cambalhota. Essa técnica é essencial para desviar das balas e dos inimigos quando a situação aperta, e saber o momento certo de usá-la pode ser o diferencial para uma descida de sucesso.

Durante a cambalhota, o personagem fica invulnerável na primeira metade do movimento, mas pode ser atingido na parte final. Por isso, treine bastante o “timing” para não ser pego de surpresa. O rolamento também é utilizado para derrubar mesas (que pode te proteger dos tiros) e saltar sobre buracos.

Rolar sobre inimigos mais fracos, como slimes, pode derrotá-los, e a cambalhota também ajuda a apagar o fogo do seu personagem caso ele tenha sido incendiado. No entanto, você não precisa depender tanto do rolamento em combates: alguns ataques podem ser evitados apenas ao afastar-se dos inimigos e ao desviar das balas.

Como jogar Enter the Gungeon / Divulgação / Dodge Roll

Use uma infinidade de armas diferentes (Imagem: Divulgação / Dodge Roll)

2. Pratique com todas as armas que encontrar

Enter the Gungeon tem uma quantidade enorme de armas, dos mais variados tipos, tamanhos e características. Elas são encontradas de maneira aleatória no Balabirinto (como são chamadas as “dungeons” do jogo), e o sucesso das tentativas vai depender da sua familiaridade e habilidade com elas.

A cadência de tiro é quase sempre variada: com algumas armas você pode “sentar o dedo”, enquanto outras requerem um disparo mais controlado para serem eficazes. Armas mais potentes como lança-foguetes geralmente exigem que o disparo seja carregado.

Um bom local para aprender mais sobre as armas do jogo (e descobrir alguns segredos, como disparos alternativos secretos) é o Tironomicon, a enciclopédia de armas, itens e inimigos acessada pelo menu do game. Não deixe de checá-la sempre que encontrar algo novo.

Como jogar Enter the Gungeon / Divulgação / Dodge Roll

Enfrente diversos chefões armados e perigosos (Imagem: Divulgação / Dodge Roll)

3. Explore as salas e guarde suas chaves

As chaves são itens extremamente úteis durante sua jornada pelo Balabirinto. Elas servem para abrir portas e baús de tesouro, que expandem o seu arsenal de maneira aleatória, e também para libertar NPCs a partir do segundo andar, que rendem ou vendem itens interessantes.

No entanto, tente não usar todas as suas chaves logo nos primeiros baús que encontrar. As masmorras de Enter the Gungeon são cheias de segredos e salas escondidas, algumas contendo mais de um baú. Eles são classificados em cores de acordo com sua raridade (Marrom, Azul, Verde, Vermelho, Preto e Arco-íris), então é muito mais interessante usá-las em um baú que pode conter itens mais poderosos.

Outra dica é usar as armas para encontrar passagens secretas: se você estiver portando uma arma que atira água, use-a nas lareiras ou em lugares com fogo; caso tenha uma arma explosiva, atire nas paredes rachadas. Portas com uma lanterna acesa sobre elas também podem indicar lugares secretos.

Como jogar Enter the Gungeon / Divulgação / Dodge Roll

Ação frenética em níveis gerados aleatoriamente (Imagem: Divulgação / Dodge Roll)

4. Invista em pontos de saúde e gerencie bem seus Apagões

Derrotar inimigos em Enter the Gungeon libera cartuchos, que servem como uma moeda para comprar itens antes ou durante as expedições pelo Balabirinto. O vendedor aparece em salas aleatórias; portanto, é importante ficar de olho no seu dinheiro para não perder a oportunidade de investir em pontos de vida, principalmente antes de encarar os chefões. Vale lembrar que os itens ficam mais caros a cada andar.

Outro recurso essencial para gerenciar durante suas expedições são os Apagões. Esses itens em formato de munição azul removem todas as balas da tela. Contra chefões que adoram disparar uma quantidade imensa de tiros, eles “literalmente” podem salvar sua vida.

Os Apagões são encontrados pelas masmorras em todos os andares e também podem ser comprados do vendedor. Dependendo da sua sorte, você pode encontrar mais de um em uma expedição, podendo aproveitá-los para encontrar passagens secretas em paredes rachadas, caso não tenha uma arma suficientemente poderosa para abrir o buraco à força.

5. Tenha paciência e prepare-se para morrer

Como em qualquer roguelike, morrer e começar de novo é parte da experiência de Enter the Gungeon. Trata-se de um jogo desafiador, e até mesmo jogadores experientes cometem erros e acabam perdendo o que seria uma run perfeita.

Defina pequenos objetivos em cada expedição, como completar side quests para liberar algum NPC que venda itens interessantes, ou testar novas armas e caminhos.

Também não tenha medo de gastar o seu dinheiro. Alguns itens e armas poderosas só são liberados após você ter comprado sua versão “básica” primeiro. Contanto que você esteja sempre progredindo e tenha algum dinheiro para se equipar antes de encarar os chefões, toda expedição pode valer a pena. E o mais importante: divirta-se!

Com informações: TheGamer

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando