WhatsApp prepara opção para recuperar senha de backup na nuvem

Backups criptografados do WhatsApp poderão ser guardados na nuvem e acessados com senha ou chave de recuperação do arquivo

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O WhatsApp deu mais um passo no desenvolvimento da ferramenta para proteger backups na nuvem com senha. O mensageiro está trabalhando em uma forma de recuperar a credencial da cópia de segurança do aplicativo de mensagens para Android. As informações foram reveladas pelo WABetaInfo nesta quarta-feira (19).

Os rastros da função deram as caras no WhatsApp Beta para Android, versão 2.21.11.5. Segundo o site, os responsáveis pelo aplicativo de mensagens estão preparando um processo para restaurar a senha do backup caso seja esquecida. Conforme foi revelado anteriormente, o arquivo não poderá ser acessado por quem não possui a credencial.

O site ainda compartilhou duas capturas de tela. Na primeira, o mensageiro pede para o usuário inserir a senha para desbloquear a cópia de segurança. A descrição informa que a credencial precisa ter seis dígitos no mínimo e, pelo menos, uma letra. A imagem também possui uma opção chamada “Esqueci minha senha” (em tradução livre).

A segunda página traz o título “Insira sua chave de encriptação” (em tradução livre). A tela ainda mostra uma caixa de texto onde a chave de encriptação deve aparecer. O site especializado também informa que o código terá 64 dígitos.

WhatsApp prepara função para recuperar senha de backup criptografado (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp prepara função para recuperar senha de backup criptografado (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp trabalha em backups criptografados

As cópias de segurança com senha estão na lista de próximos recursos que o WhatsApp deve receber em um futuro próximo. A primeira aparição da função aconteceu em março de 2020 na versão de testes do app para Android. Mais tarde, em maio do mesmo ano, o recurso surgiu no beta do aplicativo para iPhone (iOS).

Mais informações sobre o recurso foram surgindo de lá para cá. Em março de 2021, novas imagens da ferramenta vieram a público. Depois, no começo de maio, descobriu-se que o acesso ao histórico de conversas criptografado será realizado de duas formas: com a senha ou a chave de recuperação do arquivo.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados