Início » Finanças » Grupo cria criptomoeda para “destruir” Elon Musk por manipular bitcoin

Grupo cria criptomoeda para “destruir” Elon Musk por manipular bitcoin

Criptomoeda StopElon é lançada com o objetivo de tomar o controle da Tesla e derrubar Elon Musk

Bruno Ignacio Por

Investidores de criptomoedas não estão nem um pouco felizes com Elon Musk. O CEO da Tesla e da SpaceX vem causando grandes impactos nos preços dos ativos com suas publicações no Twitter, um poder que uma comunidade na internet acha que ninguém deveria ter. Por isso, a iniciativa “StopElon” foi criada, com o objetivo de “destruir o maior manipulador do mercado” através da criação de uma nova e peculiar moeda digital.

Criptomoeda StopElon quer tomar o controle da Tesla e derrubar Elon Musk (Imagem: Reprodução)

Criptomoeda StopElon quer tomar o controle da Tesla e derrubar Elon Musk (Imagem: Reprodução)

Elon Musk, “o maior manipulador do mercado”

No início de fevereiro, Musk agitou todo o mercado de criptomoedas ao confirmar publicamente seu apoio ao bitcoin (BTC) em uma transmissão no aplicativo Clubhouse. Na época, ele disse acreditar que o ativo digital “é uma coisa boa” e afirmou: “sou um defensor”. Ironicamente, o bilionário também reconheceu que deveria tomar cuidado com o que diz porque “algumas dessas coisas podem realmente mover o mercado”.

Sua declaração veio logo antes da Tesla anunciar sua compra de US$ 1,5 bilhão em bitcoin. Porém, esse apoio durou somente até semana passada. Musk anunciou recentemente que sua empresa de carros elétricos não aceita mais pagamentos com a criptomoeda, notícia que prejudicou seriamente o preço do ativo. Além disso, ele ainda sugeriu no Twitter que a companhia poderia vender toda a sua reserva da moeda digital, causando pânico no mercado.

A sua relação com o dogecoin (DOGE), criptomoeda baseada em um meme de um cachorro Shiba Inu, demonstra ainda mais a sua influência. Após adotá-la como sua moeda digital favorita, Musk vem fazendo o que quer com o preço do ativo através de suas publicações que conseguem causar altas e quedas gigantescas em questões de horas. Após meses fazendo o dogecoin subir, sua empresa espacial SpaceX anunciou que irá realizar uma missão à Lua totalmente paga com DOGE em 2022.

Criptomoeda StopElon seria imune às manipulações

O lançamento da criptomoeda veio logo após a grande queda de quarta-feira (19), que tirou US$ 750 bilhões do mercado diante de novas proibições sobre transações e serviços com moedas digitais na China. Chamada de StopElon (STOPELON), a moeda digital tem como objetivo “destruir o maior manipulador do mercado”, conforme revela seu site oficial.

“Elon Musk é famoso por manipular irresponsavelmente o mercado de criptomoedas com sua conta no Twitter… Qualquer pessoa com um mínimo de pensamento crítico vê através de suas mentiras”, diz a página. O texto também afirma que o CEO da Tesla vem tentando impulsionar as criptomoedas por anos e que ele “está brincando com o portfólio das pessoas, como o bilionário narcisista que ele é e sempre será”.

Por isso a StopElon foi criada, uma nova criptomoeda feita exatamente a prova de manipulações de mercado. Mas não é apenas isso, a moeda tem a ambição de virar a nova “piada” do momento e se tornar algo como o dogecoin é hoje. Seus criadores dizem que tudo que é preciso fazer é comprar e “hodlar” (não vender por longos períodos) o novo ativo.

Token tem sistema de escassez e enriquecimento

A criptomoeda tem diversos mecanismos nada tradicionais. Isso porque a StopElon não tem ambição nenhuma de se tornar uma verdeira moeda de troca ou um ativo especulativo. Existem 1 trilhão de tokens e 40% deles ficarão fora do mercado, dedicados exclusivamente a serem destruídos para aumentar sua escassez e preço ao longo dos anos.

Além disso, há um sistema contra grandes compradores fazendo cada transação ter um limite de 1 milhão de STOPELON. Até mesmo os custos por operação contribuem para a estrutura de enriquecimento, com 4% das taxas retornando à pool de tokens, enquanto 6% vai para os donos da criptomoeda.

StopElon quer tomar controle da Tesla

Há um plano (um tanto maluco e surreal) detalhado no site do projeto. Em quatro fases de operação, a criptomoeda meme está no segundo item de sua primeira lista de objetivos. Enquanto alguns deles são bem comuns para uma moeda digital nova, como ser listada em plataformas e exchanges, outros chamam a atenção por serem ambiciosos demais.

Após a conclusão de planos como o lançamento de uma plataforma de NFTs e de um sistema de loteria, as mentes por trás do StopElon querem trocar seus tokens por Binance Coin (BNB), capitalizar esses ativos em moedas tradicionais e comprar ações da Tesla. Seu objetivo final é “tomar totalmente o controle” da empresa de Musk e derrubar o bilionário.

Com informações: Gizmodo

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Hugo Pinheiro Cunha (@Victor_Hugo_Pinheiro)

Tudo bobagem. O Elon não fez nada além de demonstrar na prática o quanto estás moedas são voláteis e seu valor é puramente especulativo. Basta um tubarão qualquer do mercado falar a favor que um monte de sardinhas danam a comprar. Aí o preço sobe. Basta um figurão falar mal. O preço cai. Um grande governo ameaça proibir. O preço cai. Um grande governo garante a liberdade de mercado desregulado. O preço sobe. O valor dela é puramente fictício. Como o valor de mercado das ações das empresas. Se a empresa parece ser capaz de cumprir o que promete o valor sobe. Se a empresa parece incapaz de pagar as promissórias o valor cai… Tudo não passam de promessas. Promissórias. Assim que o povo cair em si que quem lucrou com a bolha lucrou e quem não lucrou não lucra mais vai chegar a desilusão. E como essa moeda é imprestável como moeda de troca no mercado o valor tende a despencar. Talvez ela estabilize se ela servir como reserva de valor mas isso ninguém sabe… Se ficar obsoleta e for hackeada vai perder a segurança que promete e aí nem pra reserva de valor vai servir.

Breno (@bbcbreno)

Sim, todo mundo sabe que qualquer pessoa influente consegue manipular o mercado, tanto é q isto é proibido no mercado de ações.

Acontece que ele não tava só brincando, agiu sim de má fé, se beneficiou de sua influência pra lucrar ainda mais (com coisa de q ele precisasse disso, né?).

Para ele realmente poderia ter sido uma grande brincadeira, mas ele deveria ter ciência de que esta brincadeira dele influencia na vida dos outros, ou seja, faltou um pouquinho de responsabilidade.