Início » Aplicativos e Software » App dos Correios permite pagar Sedex e PAC para agilizar postagem

App dos Correios permite pagar Sedex e PAC para agilizar postagem

Aplicativo dos Correios permite pagar Sedex ou PAC via cartão de crédito; por ora, recurso funciona apenas em Brasília

Emerson Alecrim Por

Os Correios anunciaram algumas atualizações em suas plataformas digitais. Uma delas envolve o aplicativo Correios para Android: por meio da ferramenta, o usuário terá a opção de pagar postagens de encomendas nacionais via Sedex ou PAC para agilizar o seu atendimento nas agências.

App dos Correios para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

App dos Correios para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Para usufruir desse recurso, é necessário ter cadastro no serviço Meu Correios, que pode ser feito via web ou a partir do próprio aplicativo.

O cadastro simples requer apenas nome, CPF, e-mail, número de celular e senha. Mas a função de postagem exige que o cadastro seja complementado com a inserção de pelo menos um endereço físico.

Após concluir essa etapa, basta fazer login no aplicativo e abrir a opção Postagem de Encomendas. No passo seguinte, é necessário inserir as informações da postagem e escolher a modalidade de envio (Sedex ou PAC).

Em seguida, deve-se realizar o pagamento, que pode ser feito via cartão de crédito, e seguir as orientações para imprimir o rótulo do objeto a ser postado.

A etapa final consiste em levar o objeto até uma agência dos Correios, obviamente. Os dados de remetente e destinatário serão checados ali, bem como as dimensões do pacote. Se estiver tudo certo, a postagem será concluída.

De acordo com os Correios, esse procedimento reduz o tempo de atendimento ao usuário na agência de modo significativo.

Mas há duas limitações importantes. A primeira: a nova função só é valida para postagens realizadas a partir da rede própria de agências dos Correios. A segunda: por hora, postagens agilizadas pelo aplicativo estão disponíveis apenas em Brasília.

Mais um detalhe: no momento, o recurso funciona apenas no app Correios para Android.

Liberação em todo o Brasil

O Tecnoblog perguntou aos Correios se há previsão para a nova funcionalidade do app ser liberada em todo o território nacional. Em resposta enviada na tarde desta sexta-feira (21), a empresa respondeu que tem planos de liberar a função em todo o Brasil até o final de 2021, incluindo agências terceirizadas.

Além das agências próprias em Brasília, a função de postagem do aplicativo está sendo testada em Campinas (SP) e deverá, na próxima etapa, ser disponibilizada em todo o Estado de São Paulo.

Atualizado às 16:15 com a resposta dos Correios.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

É interessante o quanto os funcionários dos Correios estão correndo atrás do prejuízo agora que a privatização parece provável…

@ksio89

Recebi hoje uma encomenda postada em 13 de abril, após duas tentativas de entrega não efetuadas. Agilizar a cobrança da postagem é fácil, quero ver entregar as coisas no prazo. Aliás, esse ano a entrega de encomendas nacionais está demorando muito mais que de costume, as bugigangas da China estão chegando mais rápido, bizarro.

Vai privatizar nada, a proposta até onde sei é só de transformar em uma empresa mista como Petrobras. Ou seja, continuaria sendo cabide de empregos, sofrendo interferência política e tendo que ser sustentada parcialmente pelo contribuinte.

Sindicatos e a oposição podem ficar tranquilos, em 2023 quando voltarem ao poder a estatal vai continuar lá pra pra praticarem loteamento político, corrupção, financiamento de campanhas etc.