Início » Computador » Como usar o MacBook com a tampa fechada

Como usar o MacBook com a tampa fechada

Entenda como usar o MacBook com a tampa fechada, seja com um monitor externo ou conectado a um projetor

Lucas Lima Por

Pouco espaço para as janelas? Que tal apostar em uma tela maior? Dá para usar o MacBook com a tampa fechada conectado a um monitor externo ou um projetor para trabalhar, jogar, assistir ou qualquer que seja a atividade no computador. A função é chamada de “modo clamshell fechado” ou mesmo “modo tela fechada” e só é preciso ter acessórios externos para ativar o Mac.

Usar o MacBook com a tampa fechada

MacBook Pro (2020) com Apple M1 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Como usar o MacBook com a tampa fechada

  1. Conecte o MacBook a uma tela externa (pode ser um monitor ou projetor) via cabo HDMI, Mini DisplayPort ou USB-C;
  2. Certifique-se que o teclado e mouse externos (com ou sem fio) estejam conectados ao MacBook (já que não dá para usar os embutidos ao fechar a tela);
  3. Mantenha o MacBook conectado à alimentação;
  4. Com o monitor ligado, deixe a tampa do MacBook fechada e pressione qualquer tecla do teclado para despertar o sistema.

Pronto. Simples assim.

Dependendo do modelo de MacBook, pela quantidade de portas disponíveis, será preciso usar um adaptador para expandir as conexões e conseguir conectar o monitor, teclado e mouse, além da alimentação. Mas, uma vez que tudo esteja arranjado, é só ligar e usar.

Quando estiver usando o MacBook com a tampa fechada, pode ser que os ajustes do monitor fiquem diferentes do esperado, para ajustá-los, basta ir até às configurações de tela em “Preferências do Sistema” (dentro das opções do ícone da maçã, na barra de menus) e depois em “Telas”. Nessa seção é possível mudar a resolução do display.

Antes de desconectar…

Antes de desconectar o monitor externo (desplugar o cabo), a Apple recomenda que o usuário coloque o MacBook em repouso, para evitar problemas. O modo de repouso pode ser acionado também pelo menu Apple (ícone da maçã) e em “Repouso”.

Apesar da recomendação, aparentemente ninguém teve problemas com isso ao remover o cabo do monitor externo sem colocar o MacBook em repouso. É por sua conta e risco.

Com informações: Apple.

Comentários

Envie uma pergunta