Easter egg do Xbox original é descoberto após 20 anos

O segredo foi revelado por um dos desenvolvedores que trabalharam no projeto do Xbox original, no início dos anos 2000

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xbox original (Imagem: Divulgação/Microsoft)
Xbox original (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Um desenvolvedor que trabalhou no projeto do primeiro Xbox, lançado em 2001, revelou ao Kotaku um easter egg que até então estava escondido há 20 anos. O segredo fica no menu inicial do console e, quando ativado, mostra uma tela de créditos com os nomes dos quatro funcionários que criaram a dashboard do Xbox original.

De acordo com o desenvolvedor — que não quis se identificar — o easter egg foi criado para nunca ser achado. “Eu não esperava que ele fosse encontrado, pelo menos não até que o código fonte vazasse ou que alguém fizesse a engenharia reversa da dashboard”, explicou.

O desenvolvedor ainda disse que o easter egg escondido fazia parte de um segredo “maior”, descoberto há anos, em que era possível ver uma tela de créditos com mensagens de agradecimento aos jogadores e os nomes de todos os profissionais do time Xbox na época.

O segredo “maior” era ativado no menu de ripar CDs no Xbox. Para ver as mensagens, bastava criar um novo rip com o nome “«Eggsβox»”. No caso do easter egg que nunca havia sido descoberto, o processo é parecido, mas tem alguns passos a mais. Se você ainda tem um Xbox original em casa, pode tentar reproduzir.

Assista, logo abaixo, ao vídeo em que o Kotaku acessa o easter egg do Xbox:

Como ativar o easter egg do Xbox escondido há 20 anos
O Kotaku divulgou o passo a passo para reproduzir o easter egg. A parte mais difícil pode ser encontrar um Xbox original. Se isso não for um problema, basta seguir as instruções abaixo:
  1. Vá ao menu “Música” e insira um CD de música qualquer no console;
  2. Na tela de navegação do CD, selecione “Copiar”, “Copiar” novamente, e “Nova trilha”;
  3. Apague o título padrão da trilha e substitua por “Timyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy!”, sem as aspas (a letra “Y” aparece 26 vezes. Basta completar o título até o final e trocar o último “Y” por um “!”);
  4. Conclua a troca de nome e aguarde até o sistema terminar de ripar o CD;
  5. Em seguida, acesse o menu “Configurações” e “Info do Sistema”;
  6. O Xbox deve mostrar uma tela com os nomes dos quatro funcionários que criaram a dashboard do Xbox original.

Com informações: Kotaku.

Receba mais sobre Xbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados