O FaceTime é um aplicativo da Apple que faz chamadas de áudio e vídeo para quem tem iPhone, iPad, iPod touch ou Mac. As ligações são feitas pela internet, não pela rede celular, portanto consomem seu planos de dados. Vale priorizar o uso do Wi-Fi quando você quiser falar com alguém pelo FaceTime por muito tempo.

Por enquanto, o FaceTime ainda está restrito aos dispositivos da Apple (não é possível usá-lo no Android). Ele suporta 32 pessoas na mesma chamada a partir do iOS 12, que foi revelado em junho na WWDC 2018. O FaceTime é compatível com o iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad Pro (todos), iPad Mini (todos) e iPod touch de 4ª geração.

Como ativar o FaceTime no iPhone (iOS) ou Mac

Antes de usá-lo, é preciso checar se o FaceTime está ativado e quais suas formas de contato. Para descobrir isso, siga os passos abaixo:

  • Entre em Ajustes > FaceTime e ative a opção FaceTime;
  • Veja o ID Apple do login, que serve como e-mail de contato;
  • Se o ID Apple não aparecer, toque em Usar ID Apple para FaceTime;
  • Se você usar iPhone, seu número de telefone será automaticamente associado ao FaceTime;
  • No Mac, entre em Preferências e depois em Adicionar E-mail para vincular outro endereço de e-mail ao FaceTime.

Como usar o FaceTime no iPhone (iOS)

Abra o aplicativo do FaceTime, representado pelo ícone de vídeo com fundo verde. Se você não achá-lo, procure-o na App Store e instale-o no seu iPhone. O app tem duas abas: VídeoÁudio, responsáveis por chamadas de vídeo e voz, respectivamente.

Para iniciar uma conversa, digite o nome de um contato, o e-mail ou o número de telefone na barra abaixo das duas abas. Caso o contato possua FaceTime, aparecerão os ícones de vídeo e áudio brancos. Caso contrário, eles serão mostrados com uma cor mais acinzentada. Veja abaixo:

Basta tocar em um desses dois ícones para iniciar a chamada. Ela funciona como uma ligação normal, mas não usa a rede de celular, e sim a sua internet. Aguarde o contato atender e converse com ele por voz ou áudio.

Como usar o FaceTime no Mac

No Mac, o aplicativo funciona da mesma forma. Basta entrar em Aplicativos > FaceTime para iniciar o FaceTime. Uma janela será aberta com o seu vídeo mais uma lista de contatos e chamadas recentes do lado esquerdo.

Dica: você também pode fazer ligações telefônicas a partir do seu Mac. Assegure que ele e o iPhone estão pareados, com o Wi-Fi e Bluetooth ligados, e digite um número de telefone ou nome de um amigo na barra acima de contatos. Quando o número aparecer na lista, toque no botão de ligação.

Nas Preferências do FaceTime, cheque se a opção Ligações do iPhone está ativa; você também pode atender as ligações do seu celular no Mac. O FaceTime para Mac também permite configurar qual número ou e-mail será usado para iniciar novas ligações, além do toque de chamada.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre FaceTime na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados