Início » Aplicativos e Software » WhatsApp permite acelerar velocidade dos áudios no Android e iPhone

WhatsApp permite acelerar velocidade dos áudios no Android e iPhone

A disponibilidade do controle para velocidade das mensagens em áudio acontece em ondas e é bom manter o WhatsApp atualizado

André FogaçaPor

O WhatsApp começou a liberar uma ferramenta para acelerar a reprodução de mensagens de áudio nos iPhones e em smartphones e tablets Android. O recurso já estava em testes abertos e a partir desta semana passa a fazer parte da lista de funções presentes na versão estável do aplicativo, nos sistemas móveis do Google e da Apple.

WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

WhatsApp no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Controlar a rapidez de reprodução para as mensagens de áudio enviadas nas conversas do WhatsApp é um recurso já presente em algumas versões beta do mensageiro, entregando exatamente o que você pensou: fazer a fala da pessoa ser mais veloz. A partir de um botão presente ao lado do controle de reprodução e barra de progresso, o usuário pode aumentar em 50% ou 100% a velocidade da fala – ou de qualquer outro som neste papo.

Este tipo de controle é especial para dois casos: acelerar aquelas pessoas com fala mais arrastada, ou então encurtar o tempo para ouvir o papo para os que abusam dos minutos enviados para o destinatário – ou grupo de destinatários. Essa função é muito comum em praticamente todos os reprodutores de podcast, justamente pelo tempo longo para escutar alguns episódios.

Eu testei em um Android com o aplicativo do WhatsApp atualizado e o recurso não estava presente, mas muitos usuários no Twitter confirmam a chegada da novidade. Se este é seu caso, basta abrir qualquer conversa com mensagens de áudio para notar a presença de um botão “1x” logo ao lado da barra de reprodução. Tocando nele, a velocidade é aumentada em 50% ao exibir 1,5x e 100% quando o número muda para 2x.

Opção do WhatsApp para acelerar a velocidade dos áudios (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Opção do WhatsApp para acelerar a velocidade dos áudios (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

WhatsApp se aproxima de seu concorrente, o Telegram

A chegada do controle de reprodução para mensagens de áudio é mais um passo do WhatsApp para entregar recursos presentes em seu concorrente, o Telegram. No outro mensageiro este ajuste já está disponível desde meados de 2018, mas funciona de forma diferente. No lugar de colocar o controle de velocidade dentro do balão de conversa, ele é exibido no topo da interface de todo o papo e permite apenas dobrar a rapidez na fala.

No Telegram, o controle de velocidade para mensagens de áudio está disponível para todos os usuários em um smartphone ou tablet Android, iPhone, iPod Touch, iPad, Windows, Mac e Linux, mas não na versão web do mensageiro. A chegada deste recurso ao WhatsApp acontece em ondas e não depende de uma versão específica do aplicativo para aparecer, mas sempre é bom manter a versão com o update mais recente disponível no Google Play e na App Store.

Com informações: Android Police. Atualizado em 25/05.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando