Início » Telecomunicações » Não Me Perturbe chega a 8 milhões de cadastros e promete punições

Não Me Perturbe chega a 8 milhões de cadastros e promete punições

Lista Não Me Perturbe é mantida pelas próprias operadoras, que prometem maior controle no telemarketing

Lucas Braga Por

Receber ligações de telemarketing não costuma ser uma tarefa agradável, e já são mais de 8 milhões de números cadastrados no Não Me Perturbe para bloquear chamadas indesejadas. A plataforma já foi considerada como insuficiente pela Anatel e agora promete punições para as empresas mais reclamadas.

Ligação com o Atrio Londres

Não Me Perturbe tem 8 milhões de cadastros (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Os dados de bloqueio foram divulgados pela Conexis, associação que representa operadoras de telecomunicações. O estado de São Paulo lidera os pedidos, com 4,02 milhões de números registrados no Não Me Perturbe, seguido por Minas Gerais (724 mil), Paraná (707 mil) e Rio de Janeiro (501 mil).

A Conexis informa que a plataforma passará por aprimoramentos que permitirão maior controle da atuação dos parceiros das operadoras, com a possibilidade de identificar, notificar e punir os chamadores mais reclamados no Não Me Perturbe.

Empresas que desrespeitarem Não Me Perturbe poderão ser punidas

Ainda não se sabe como as punições seriam feitas, uma vez que o Não Me Perturbe é mantido pelas próprias operadoras de telefonia e o cadastro tem como objetivo inibir o telemarketing dessas teles e de algumas instituições financeiras que oferecem serviços de empréstimo e cartão de crédito consignado.

Em fevereiro de 2021, o conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo afirmou que a plataforma Não Me Perturbe apresentou efeitos, mas que a iniciativa das operadoras não atingiu os fins desejados.

A Anatel também estuda mudanças na regulamentação de telemarketing que podem afetar o setor. Uma das medidas propostas é que as operadoras só possam efetuar ligações para consumidores que derem consentimento prévio, além de adequar o período de contato e manter uma quantidade razoável de chamadas.

Procons de estados também possuem lista de não perturbe

Apesar de ser nacional, o Não Me Perturbe abrange apenas o setor de telefonia e algumas instituições financeiras. Diversos Procons estaduais possuem um cadastro próprio que inibe ligações de mais categorias de empresas.

No estado de São Paulo, por exemplo, há a lista Não Me Ligue: o cadastro tenta impedir que empresas e fornecedores de produto entrem em contato por ligações de telemarketing, SMS e até mesmo WhatsApp.

Ferramentas similares também estão disponíveis em Procons de outras unidades federativas, como Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Norte.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Não sei se é coincidência, mas depois que me cadastrei nesse serviço, nunca mais recebi ligações da Claro me oferecendo “promoções imperdíveis”.

Breno (@bbcbreno)

Então, esses callcenters já estão em outro nível.

Normalmente eles usam um número de SP, se vc n atender após X ligações, começam a te ligar num número camuflado do seu DDD. É insano! Quem eu sei que faz esta prática é o BMG atrás dos aposentados pra jogar empréstimo consignado na cara deles. E ainda aplicam outra maracutaia: “Olá, vc tem um dinheiro aqui com a gente. vc quer?” Oferecem um empréstimo sem falar q é empréstimo.

𝕮𝖆𝖗𝖑𝖔𝖘 ⚯͛ (@IanCarlos)

“Uma das medidas propostas é que as operadoras só possam efetuar ligações para consumidores que derem consentimento prévio […]”

irão adicionar em termos escondidos que a única opção é o aceite, ou adicionar naqueles popups insuportáveis que só sai aceitando. adianta de PORRA NENHUMA. se adiantasse, as VÁRIAS reclamações que fiz na Anatel sobre esse mesmo assunto, não voltaria a ocorrer. reclamo lá que não quero apurrinhamento de telemarketing, passa 3 meses sem, volta tudo de novo … uma vez o atendente teve a cara de pau de dizer que a operadora tem total direito de me ligar, e que irão continuar me ligando.

eu estou quase que cogitando bloquear de fato via app do telefone + Truecaller … só não fiz isso ainda porque recebo ligações de “números desconhecidos” importantes e isso atrapalharia essas ligações.

eu entendo muito que a culpa não é dos atendentes nesses empregos de merda (apesar de ter sempre um FDP em qualquer lugar, até no atendimento) mas essas empresas de telemarketing ativo são uma porcaria !