O que é um áudio lossless e como encontrar esse formato?

Sem compressão; saiba o que é um áudio lossless e como encontrar esse formato, como é comparado ao formato MP3 de música

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é um audio lossless e como encontrar esse formato (Imagem: Nubelson Fernandes/Unsplash)
O que é um audio lossless e como encontrar esse formato (Imagem: Nubelson Fernandes/Unsplash)

O surgimento de formatos de áudio mais avançados sinalizou uma nova onda de interesse musical, aumentando a expectativa de qualidade dos ouvintes. A chance de ouvir as recriações mais autênticas de suas músicas e artistas favoritos. Veja abaixo, o que é um áudio lossless e onde podemos encontrar esse formato mais fiel ao som registrado no estúdio.

O que é um áudio lossless?

Os arquivos de áudio sem perdas (lossless) contém 100% dos dados de áudio gravados. Por isso, oferecem o som da mais alta qualidade, mas também resultam em tamanhos de arquivo maiores. 

Os dois formatos mais populares de arquivos de áudio sem perdas são WAV (Waveform Audio Format) e AIFF (Audio Interchange File Format). Em mídias físicas eram mais facilmente encontrados em CDs, junto com a compressão FLAC.

Existe áudio lossless com compressão?

Os arquivos de áudio compactados sem perda são projetados para compactar os dados de áudio em um tamanho de arquivo menor. Mesmo assim, ocupam muito espaço, mas a vantagem é que o usuário ainda não perde dados de áudio. 

Teoricamente, este tipo de arquivo deve parecer idêntico aos arquivos de áudio sem perdas mencionados acima. Dois exemplos de formatos de arquivo de áudio sem perdas compactados são FLAC (Free Lossless Audio Codec) e Apple Lossless

Compressão de áudio com perdas

Arquivos de áudio comprimidos com perdas são criados removendo alguns dados de áudio para diminuir o tamanho do arquivo. A compactação com perdas pode ser ajustada para compactar muito o áudio ou muito pouco. 

Como resultado, a maioria dos formatos de arquivo de áudio busca um equilíbrio entre a qualidade do áudio e o tamanho do arquivo. Os formatos de áudio com perdas compactadas mais comuns são AAC (Advanced Audio Coding) e MP3.

Como escolher o que escutar?

Caso não tenha certeza se o áudio lossless é o mais indicado, a melhor forma de tirar a prova é ouvir uma música em MP3 e a mesma música em formato sem perdas. 

Se o usuário não conseguir dizer a diferença entre eles, opte pelo MP3. É o formato mais usado e, ao usá-lo, poderá carregar muito mais músicas no seu player portátil.

O que é um audio lossless e como encontrar esse formato (Imagem: Cottonbro/Pexels)
Áudio lossless vale a pena para equipamentos de alta qualidade (Imagem: Cottonbro/Pexels)

Para usar áudio sem perdas, é necessário um player compatível. Alguns reprodutores, como o TrekStor vibez ou o iAudio 7 da Cowon, suportam o formato FLAC. 

Por outro lado, o iPod da Apple suporta o formato sem perdas da própria empresa, ALAC. O principal motivo para usar áudio sem perdas é caso tenha um sistema de alto-falantes de imensa qualidade em casa ou se utiliza fones de ouvido muito caros. 

Se você está apenas ouvindo música no seu iPod ou outro dispositivo, usando os fones de ouvido originais no percurso para o trabalho, não precisa de áudio lossless.

Com informação: Audioengine USA.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre MP3 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados