Início » Internet » Google Docs ganha recurso de imagens que já existia no Word 97

Google Docs ganha recurso de imagens que já existia no Word 97

Google Docs passa a posicionar imagens na frente ou atrás de textos; função também funcionará ao importar documentos do Word

Bruno Gall De Blasi Por

O Google Docs ganhou novas opções para ajustar imagens nesta segunda-feira (24). Assim como no Microsoft Word, o editor do Google agora permite que as mídias sejam colocadas na frente ou atrás dos textos. A recurso chegará a todos os usuários, incluindo aqueles que não são assinantes do Workspace, ao longo dos próximos dias.

Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)

Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)

A ferramenta é similar ao recurso que existe no programa da Microsoft desde o Word 97. Ao anexar uma imagem em um documento, o usuário pode posicioná-la na frente ou atrás do texto. As outras opções, para colocá-la na esquerda, centralizada ou na direita, permanecem.

“Agora você pode posicionar uma imagem na frente ou atrás do texto no Google Docs”, anunciaram. “Além disso, essa formatação será preservada ao importar ou exportar documentos do Microsoft Word”.

Há duas formas para escolher as novas posições. A primeira, mais simples, é através da pequena aba flutuante que surge ao clicar na imagem. A segunda, pela barra lateral “Opções de imagem”, ao expandir o menu “Ajuste de texto”, onde ficam as opções para alterar a formatação da mídia no documento.

A novidade começou a ser liberada nesta segunda-feira (24) às contas gratuitas do Gmail e aos assinantes do Google Workspace, incluindo as modalidades para educação.

Google Docs ganha novas opções para posicionar imagens atrás ou na frente de textos (Imagem: Reprodução/Google)

Google Docs ganha novas opções para posicionar imagens atrás ou na frente de textos (Imagem: Reprodução/Google)

Google Docs receber novidades durante Google I/O 2021

Além dos novos Android 12 e Wear OS, o Google I/O 2021 também foi palco para novidades ao Google Workspace a fim de torná-lo mais colaborativo. Além de melhorias à função de menção ao digitar “@” no Documentos, o editor de textos também ganhou listas de verificação, modelos de tabelas e mais. O Planilhas ainda recebeu visualização em linha do tempo e mais análises operacionais assistidas.

A suíte de escritório ainda tornou-se mais integrada ao Google Meet. Agora é possível transmitir slides, planilhas e documentos diretamente em chamadas de vídeo pelo computador. Além disso, os usuários também conseguirão realizar as reuniões pela mesma janela do Apresentações, Documentos e Planilhas.

Com informações: Android Police e Google Workspace Updates

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André Gorgen (@Banana_Phone)

O principal trunfo do Office é o Excel.
Não parece ser muito difícil criar um editor de texto competente que consiga substituir o Word, também não é muito difícil achar uma ferramenta de apresentação melhor, existem vários melhores que o Power Point, até a Microsoft criou o Sway que é uma ferramenta bem mais completa para apresentações, embora eu nunca tenha visto alguém usando.
Mas quando se trata de planilhas, o Excel é muito completo. Infelizmente alguns arquivos criados no Excel não funcionam bem em outros softwares de planilhas.
Além disso, um problema que enfrento no Excel é de quando um usuário usa o Excel em português e o outro em inglês, as vezes dá problema.
Mas depois que descobri o poder das macros, não largo o Excel por nada.

imhotep (@imhotep)

O PowerPoint é o patinho feio do Office. A MS não dá a mesma bola q dá pra Word e Excel. O Keynote, da Apple, é bem melhor.

Quanto ao Excel, concordo plenamente - difícil superá-lo. E se for pra análise de coisas mais complexas e maiores, vc já passa pra análise de dados via programação, que é mais efetivo, então não competem entre si.

Em relação ao Word, ele ainda é muito mais avançado que o Google Docs. Até me admira esse tipo de recurso só ter chegado ao Docs agora.

Pra coisas simples, tipo um ofício, um trabalho de escola, serve muito bem.
Mas pra relatórios complexos, técnicos, científicos, o Word ainda é a melhor solução. O Docs nem legenda de imagens tem, por exemplo, recurso básico do básico e vc acaba dependendo de complementos q nem sempre funcionam. Referências cruzadas idem…

Nem vou citar o LibreOffice, pq acho o desenvolvimento dele muito lento atualmente. Mas o usei profissionalmente por 7 anos, entre 2004 e 2011 e me atendia plenamente.

Bruno Gall De Blasi (@brunogdb)

Uma coisa que ainda é imbatível no Word, para mim, é a edição de documentos nas normas da ABNT. Volta e meia encarava algum problema de formatação no Google Docs, especialmente em relação ao espaçamento entre parágrafos, por exemplo. De resto, pelo menos para o meu uso, acho que os dois são bem próximos.

Rodrigo (@rodrigo1)

E curiosamente a primeira tentativa da Microsoft de entrar nas planilhas, com o Multiplan, em 1982, falhou. Só com o Excel 1 pra mac em 1985 é que realmente conseguiu desbancar o Lotus 123.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Agora sim a equipe do WordPad tá preocupada.